quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Paciente de 16 anos diagnosticado com Síndrome de Guillain-Barré se emociona ao ver o mar pela primeira vez em São Luís

Paciente com a mãe e a equipe do hospital.
Pela primeira vez, Gecivaldo da Silva de Moura, de 16 anos, conheceu o mar. A experiência foi proporcionada pelo Hospital Presidente Vargas, unidade onde o paciente com a Síndrome de Guillain-Barré (SGB) recebeu atendimento. Um dia antes de receber alta médica, após um período intenso de tratamento, uma equipe preparada para acompanhar o paciente o levou para o que foi a realização de um sonho.

Desde que chegou ao Hospital Presidente Vargas, o paciente recebeu assistência completa de uma equipe multidisciplinar. Após quatro meses de tratamento ininterrupto, o paciente conseguiu voltar a falar, comer e beber por conta própria. “Estou feliz. Ver o mar na minha frente foi muito bom. Eu agradeço às enfermeiras e aos médicos que cuidaram de mim”, compartilhou Gecivaldo.

Natural do município de Presidente Dutra, Gecivaldo foi transferido para a capital com suspeita de Síndrome de Guillain-Barré (SGB). A doença é provocada por uma infecção bacteriana ou viral aguda e tem entre os principais sintomas a inflamação neurológica de rápida evolução, podendo comprometer a locomoção física, causando fraqueza nos pés e nas pernas, levando à paralisia e dificuldades para respirar.

A mãe dele, dona Francisca da Silva de Moura, de 49 anos, se diz realizada. “Eu tenho certeza que ele está feliz, ainda mais por esse milagre que Deus fez. O tratamento que recebemos no hospital foi maravilhoso, desde os maqueiros aos médicos, foram todos excelentes”, contou.

Para tornar a experiência ainda mais sensorial, uma cadeira de rodas anfíbia foi cedida. Monitorado por um enfermeiro e fisioterapeuta, Gecivaldo pode experimentar o mar ainda mais de perto. Com a alta médica, Gecivaldo retorna para Presidente Dutra onde deverá continuar, na rede municipal de saúde, o tratamento de fisioterapia com ênfase na reabilitação motora e neurológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário