sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

CME e SEMED realizam em Vargem Grande a III Conferência Municipal de Educação


Na noite desta última terça-feira, 23 de Janeiro, o Ginásio Gastão Dias Vieira foi palco para a III Conferência Municipal de Educação que teve como tema: "A consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação-PME: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A noite também contou com o III Encontro de Aprendizagens: NOVOS CAMINHOS, NOVOS OLHARES, onde fizeram-se presentes toda comunidade escolar.

A Conferência Municipal de Educação é um espaço amplo e democrático de discussão e articulações coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.

Para Thiago Braz, Secretário de Educação, a conferência "é o alvo mais importante para o avanço da Educação, pois, na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma conferência como esta, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências", afirmou.

Dra. Regina Martins Cabral, professora em educação - Políticas Públicas e Desenvolvimento pela USP e pela Universidade de Servilha-Espanha, ganhadora do Prêmio Mais IDH- Pesquisa na área de desenvolvimento e educação do estado do Maranhão no ano de 2017, proferiu a palestra Magna com o tema: A consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação-PME: Monitoramento, avaliação e proposição para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, destacou os espaços de debate coletivos que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para eleições de prioridades políticas às diferentes organizações da sociedade Civil.

"Grande é a minha satisfação de compor a equipe da Secretaria de Educação, atendendo-se aquilo que é essencial, o fato de que todo o exercício do poder constitui uma forma de delegação temporária de acordo com a soberania popular. Assim, essa equipe com a maestria do nosso secretário, Thiago Braz, tem a grande missão de conduzir a Educação juntamente com todos os professores, vigias e AOSD's, munidos de todos os requisitos pessoais de experiência, conhecimento e liderança necessários para o exercício da gestão", destacou Alice Pires, Presidente do CME.

Muitas autoridades marcaram presença, destacando-se o Prefeito Municipal José Carlos de O. Barros e a Secretaria de Saúde Nicoly Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário