terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Programa “Cisternas 2ª Água” oferece condições de comercialização à produtores de Presidente Vargas

No município de Presidente Vargas, na região de Itapecuru, agricultores familiares dinamizaram a produção por meio do Programa Cisternas – Segunda Água. Estão sendo construídas cisternas, com capacidade de armazenamento de 25 mil litros, o que garante água no período de estiagem e melhores condições à produção. Eles, também, estão tendo acesso ao incremento de arranjos produtivos para a manutenção de galinheiros ou pocilgas. 

O programa é desenvolvido pelo Sistema da Agricultura Familiar, a partir do convênio do Governo do Estado firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). A previsão é que, até agosto deste ano, sejam construídas 4.067 cisternas em 16 municípios, sendo oito do Plano Mais IDH, beneficiando uma média de 9 mil famílias de trabalhadores rurais.

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Programa Cisternas – Segunda Água incentiva as famílias a continuarem produzindo, mesmo durante o período de estiagem.  

“Desenvolvemos ações significativas de impacto positivo na vida do agricultor familiar de nosso estado. Essas ações, como o Segunda Água, representam um salto absolutamente positivo que faz com que a agricultura familiar do Maranhão se torne cada vez mais forte, levando o estado ao desenvolvimento a partir da produção”, afirmou Adelmo Soares.

Presidente Vargas

No município de Presidente Vargas, os povoados de Boa Hora, Padre Josino, Finca Pé I e II foram beneficiados com a construção das cisternas, que ao todo são 95, sendo 62 delas com criação de frango caipirão e 33 de suinocultura e horticultura.

A agricultora Bertolina Mendes, da comunidade Boa Hora, ressaltou que não tinha condições de construir uma cisterna daquela capacidade e que, agora, com o Programa, está dando condições de criar frangos. “Melhorou muito; a gente não tinha condição de comprar, fazer a cisterna e ainda ter uma criação de frangos. Foi uma melhora muito grande na nossa vida”, disse. 

Sebastião Lima, também da comunidade Boa Hora, contou que pretende dar continuidade no projeto. “Eu estou gostando e quero tocar para frente para ampliar ainda mais nossa produção”.

Em Presidente Vargas, o acompanhamento às famílias é realizado por meio do Escritório Regional de Itapecuru-Mirim. O gestor da Regional, Domingos Pascoal, informou que os frangos - dos agricultores que optaram pela criação de aves - já estão em média com 80 dias e pesando em torno de 2,5 a 3kg. 

“O resultado do programa na vida destas famílias já está sendo visível. Os agricultores já estão comercializando os frangos e garantindo uma renda, vendendo cada um na média de R$ 25 a R$ 30”, destacou Domingos Pascoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário