segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Codevasf amplia acesso a água no Maranhão

Jones Braga, superintendente regional
da Codevasf no Maranhão.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou o início das obras de implantação de dois sistemas simplificados de abastecimento de água, um no povoado Cajá Branca, no município de Buritirana (MA), e outro no povoado Triângulo da Prata, município de Buriticupu (MA).

Os sistemas simplificados são compostos de poços perfurados e instalados, de onde a água é extraída utilizando casas de bombas e reservatórios, chegando às residências por meio de ligações domiciliares.

“Essas obras aumentam a oferta de água de qualidade para famílias atingidas por longos períodos de seca. As comunidades dos povoados atendidos são vitoriosas porque passam a receber um bem essencial à vida, que é a água”, destaca o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

Valdirene Máximo dos Santos, moradora da comunidade Cajá Branca, em Buritirana, fala da satisfação de ter doado o terreno para a instalação do poço: “Eu disse que, se fosse para vir esse benefício pra cá, eu doaria a área e agora estamos vendo a realização de um sonho”.

José Severo, do povoado Triângulo da Prata, em Buriticupu, também demonstra contentamento com o início da obra. “Quero agradecer por essa grande benção que chega até nós. O poço vai trazer uma melhoria na vida de toda a comunidade. Por aqui a gente sofria muito com a dificuldade para arrumar água. Agora vai ser diferente”, comemora.

Além de Buritirana e de Buriticupu, foi autorizado o início das obras em Barra do Corda e em Grajaú. Já nos municípios de Água Doce, Bom Jesus das Selvas, Codó, Colinas, Fortuna, Governador Archer, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, São João do Sóter, Timon, Santa Filomena do Maranhão, São Mateus, Vitória do Mearim e Zé Doca, os efeitos da estiagem prolongada são amenizados a partir da instalação de 54 sistemas simplificados de abastecimento de água finalizados até o momento. Com isso, cerca de 2.700 famílias já foram beneficiadas somente no Maranhão. Os valores investidos são de aproximadamente R$ 8,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário