Oito novos quartéis, dois novos colégios militares, novas instalações do Batalhão Marítimo na Avenida Litorânea, 1.500 promoções de oficiais e praças, ingresso de 50 novos cadetes, nomeação de 150 soldados e recomposição salarial. Tudo isso faz parte dos investimentos que o Governo do Estado fez no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) em pouco mais de dois anos. A estimativa de investimentos em construção e aquisições de equipamentos é de R$ 12 milhões.
Atualmente, incluindo a capital, o CBMMA possui instalações em 16 cidades, totalizando 28 quartéis: 13 estão localizados na Grande São Luís; e 15, em cidades do interior. Os novos quartéis foram instalados na capital e nos municípios de São José de Ribamar, Trizidela do Vale, Açailândia, Bacabeira, Santa Inês e recentemente em Chapadinha, com inauguração realizada no aniversário de 79 anos da cidade.
“Sabemos da importância do Corpo de Bombeiros Militar e estamos trabalhando para manter a unidade e modernizar nossa instituição. Desde 2015, vivemos em nossa corporação uma nova era e hoje posso afirmar que o profissional Bombeiro Militar está bem mais preparado, valorizado e motivado para servir a sociedade maranhense”, afirma o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA.
Além do aumento do número de quartéis, também foi ampliado o número de escolas. Hoje há no estado três colégios militares: um em São Luís e outros dois inaugurados pelo governador Flávio Dino no município de São José de Ribamar no início deste ano.
Também com foco na educação, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de São José de Ribamar assinaram Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de implantação de políticas públicas educacionais voltadas para o ensino militar em escolas municipais.
Outra mudança que beneficiou a população foi a instalação do Batalhão de Bombeiros Marítimo na Avenida Litorânea, que oferece instalações mais amplas e adequadas para as viaturas e embarcações. No novo endereço, também foi possível reduzir o tempo de resposta às vítimas de afogamento, dando mais agilidade ao atendimento às ocorrências.
Equipamentos e viaturas
Além de investir na expansão dos quartéis, o Governo do Estado fez aquisição de novos equipamentos contra incêndio, roupas de aproximação (de combate a incêndio), roupas de mergulho e equipamentos de comunicação de mergulho (máscaras full face) para utilizar alta tecnologia nas operações de mergulho e garantir maior segurança para os profissionais.
O Corpo de Bombeiros já recebeu autorização do Governo do Estado para compra de sete caminhões de combate a incêndio, os chamados ABT (Auto Bomba Tanque); cinco ambulâncias; e cinco desencarceradores, que são equipamentos para retirar as vítimas de ferragens.
Em contrapartida pelas ações efetivas pela segurança nacional, o CBMMA recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a doação de dois caminhões de combate a incêndio e quatro caminhonetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário