sexta-feira, 21 de julho de 2017

Coordenadora do Creas de Vargem Grande participa do Congresso Internacional sobre Drogas

Josely Portela no Congresso Internacional.
Em Teresina, a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vargem Grande, Josely Portela,  participa do Congresso Internacional sobre Drogas, que teve o objetivo de discutir com autoridades governamentais, lideranças, coordenadores de casas de recuperação, pesquisadores e profissionais da justiça criminal, estratégias e os desafios que se colocam a frente a fim de construir programas e politicas públicas mais eficazes de prevenção e tratamento de usuários de SPA.

“Hoje, a discussão sobre as políticas públicas sobre drogas assume mais importância. Governos e sociedade enfrentam novos desafios pela complexidade e que não se pode limitar a polarização entre legalização ou proibição”, apontou Josely.

Josely ao lado da palestrante Marisa Lobo.
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais do organismo. As substâncias psicoativas, são cada vez mais diversificadas e com efeitos mais potentes. Ao longo dos anos, a forma de consumo de drogas ilícitas também mudou o que requer uma resposta diferenciada. Portanto, é preciso estar atento, pois o consumo de substâncias atingem crianças e adolescentes, contribuindo para consequências graves no percurso de suas vidas.  

Então, essa discussão sobre políticas públicas sobre drogas é ampla e complexa e deve incluir todos os agentes da sociedade.  Não pode apenas envolver os governos, mas deve mobilizar os mais diversos segmentos da sociedade civil.

Somente com a compreensão de que a problemática das drogas é responsabilidade de toda a sociedade e de que não deve ficar limitada a discussão superficial, o debate sobre políticas públicas sobre drogas poderá culminar num processo que efetivamente resulte em benefícios concretos para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário