quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Ponte de Estreito, entre MA e TO, atinge 90% dos serviços concluídos

Ponte de Estreito.
Com 90% dos serviços já executados, as obras da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), avançam em ritmo acelerado. Com a conexão dos dois lados da travessia prestes a ocorrer, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está próximo de restabelecer a ligação entre Tocantins e Maranhão, assegurando a trafegabilidade da Região Norte com o restante do país.

O morador de Estreito, José Raimundo Sousa Garcia, de 58 anos, acompanha de perto a evolução das obras e está confiante de que em breve fará novamente a travessia para Aguiarnópolis pela ponte. “Vi a cidade nascer e crescer. Creio que, em breve, vamos estar atravessando ela a pé, de carro, como fazíamos antigamente”, afirma, ansioso.

O tempo de resposta das equipes da autarquia na execução de ações essenciais para a construção da nova ponte foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão. A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — nove dias após o colapso da ponte antiga (saiba mais) — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.

Para garantir agilidade e manter os serviços dentro do cronograma, a obra conta com mais de 300 colaboradores atuando em dois turnos. Essa mobilização só foi possível devido à garantia orçamentária do Governo Federal, que assegurou aproximadamente R$ 171 milhões para a construção, contribuindo para o rápido avanço dos trabalhos.

Para acelerar a conclusão da Ponte de Estreito, sem abrir mão da qualidade e da segurança viária, uma das soluções adotadas foi a fabricação de elementos pré-moldados em paralelo à execução dos serviços in loco. Ao todo, foram produzidas 2.062 unidades de pré-lajes e 45 vigas pré-fabricadas, todas já instaladas.

Com a finalização da instalação das aduelas e suas protensões e detalhes estruturais, atualmente em execução, os dois lados da travessia serão conectados. As equipes já iniciaram a colocação das juntas de dilatação, a instalação do guarda-corpo metálico e a continuidade das barreiras New Jersey. As proteções em concreto são fundamentais para a segurança do tráfego. Na etapa final, serão realizados os serviços de pavimentação, sinalização e a prova de carga.


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