quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

VEJA QUEM SÃO: Maranhão terá três ministros no Governo Lula

Juscelino Filho.
O Maranhão terá, simultaneamente, três ministros no futuro Governo Lula (PT), que se inicia no domingo (1º). Além do senador eleito Flávio Dino (PSB), já anunciado para o Ministério de Justiça e Segurança Pública, nesta quinta-feira (29) Lula confirmou o nome de mais 16 ministros, entre eles dois maranhenses: Sônia Guajajara e Juscelino Filho.

Líder indígena, pertencente a terra Arariboia e recém eleita deputada federal em São Paulo pelo PSOL, Sônia Guajajara vai assumir o Ministério dos Povos Originários, que será criado no Governo Lula. Juscelino Filho (União Brasil) que é deputado federal reeleito, inicialmente iria para o Ministério do Turismo, mas acabou sendo confirmado no Ministério das Comunicações.

PERFIL

Flávio Dino: Tem 54 anos e é natural de São Luís do Maranhão, onde construiu sua carreira política. Ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal e, agora, senador eleito. Ele é advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e deu aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), de 2002 a 2006. 

Juscelino Filho: É natural de São Luís. É médico especializado em radiologia e diagnóstico por imagem. Foi eleito para ser deputado federal em 2014, tendo sido reeleito em 2018 e nas eleições gerais deste ano. Já no primeiro mandato (2015 a 2018), foi líder do Partido Republicano Progressista. Neste segundo mandato, foi presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, além de coordenar a bancada maranhense. É filho de Juscelino Rezende, que foi prefeito por dois mandatos na cidade maranhense de Vitorino Freire (1997 a 2000 e 2001 a 2004). Seu pai também foi deputado estadual por três mandatos, além de ter sido secretário adjunto do Maranhão no Governo Luiz Rocha.

Sônia Guajajara: É do povo Guajajara/Tenetehara, habitantes da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. Nascida em 1974, formou-se em enfermagem e letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e fez pós-graduação em educação especial. Nas eleições de 2018, foi candidata a vice-presidente de Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal eleito em 2022 e líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Nas eleições de 2022, foi eleita deputada federal por São Paulo com 156 mil. É a primeira indígena eleita pelo estado para a Câmara dos Deputados.

Do Blog do Jorge Aragão (com acréscimos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário