sábado, 18 de junho de 2022

Após casos descartados em São Luís, varíola dos macacos pode ter chegado no interior do Maranhão

Caso descartado em São Luís.
A Secretaria Municipal de Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís, está investigando um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox). Até o momento, o Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença.

De acordo com a Prefeitura de Balsas, o caso suspeito é de um homem, de 38 anos, que chegou na cidade e apresentou sintomas da doença. Ele teria viajado para Brasília e Goiânia e somente na sexta-feira (17) procurou ajuda médica, após piora nos sintomas.

A Secretaria de Saúde de Balsas afirmou que está tomando todas as providências e cuidados em relação ao caso. O paciente está em isolamento, teve exames coletados e encaminhados para São Luís.

"Prontamente já fizemos uma força tarefa de examinar o paciente, fazer o isolamento desse paciente, isolar os casos que tiveram contato com esse paciente. Então, foi uma força tarefa para a gente conseguir ter resultado e o mais rápido conseguir esse bloqueio. Foi feito esse bloqueio e eu falo para a população, que é somente um suspeito, já coletamos o material suspeito e mandamos para São Luís. Assim que tivermos o resultado, vamos divulgar para a população", disse Raylson Félix, secretário de Saúde de Balsas.

Casos descartados

O Maranhão já notificou e descartou dois casos suspeitos da varíola dos macacos. Os dois casos foram notificados em São Luís. Nessa sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou em nota, que um caso foi descartado após resultado negativo do exame laboratorial encaminhado para análise.

O caso suspeito, descartado pelos órgãos de saúde, seria de um homem de 30 anos, sem histórico de viagens, que apresentou sintomas correspondentes à doença. O paciente segue em isolamento domiciliar aguardando diagnóstico para o quadro infeccioso.

Do G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário