quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Filmes produzidos em Vargem Grande são selecionados no Festival Guarnicê de Cinema 2021

Atores do Filme Mundinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A produção audiovisual dos quilombos em Vargem Grande está em alta! Foram selecionados dois vídeos vargem-grandenses no Festival Guarnicê de Cinema 2021, um dos mais importantes do país. O filme “Mundinho”, filmado no quilombo Rampa, foi selecionado para Competitiva Nacional, uma das mais concorridas. Apenas três filmes maranhenses entraram na seleta lista de 15 curtas metragens que vão disputar troféus e prêmios em dinheiro junto com outras produções de várias regiões do país.

“Mundinho” possui direção de Jhonatan Silva, roteiro de Luca Morais e realização do coletivo Cine Balaio, que já produziu diversos documentários na região e em parcerias com a TV Quilombo. Dessa vez, o grupo resolveu se arriscar no primeiro curta de ficção, criando cenas, personagens e trilha sonora. 
Filme Mundinho.
O roteiro foi inspirado na música de Kauã Nunes e conta a história imaginária de um rapaz que retorna ao quilombo após um período longe de suas origens. As cenas foram filmadas em Vargem Grande e nos povoados da Paulica, Andirobal, Limoeiro e no quilombo Rampa, onde se passa toda a trama. O grupo recebeu a notícia da seleção com entusiasmo!

“A gente tá indo pra Competitiva Nacional e foram mais de 1500 filmes inscritos. Vocês tem noção do que é isso? É um dos maiores festivais do Brasil”, diz Marcelo Luna, protagonista do filme, que também tem participação de atores da Rampa no elenco. O filme conta com apoio do  Instituto Simplício Oliveira (ISO) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEDEL). 
Vídeo afrobeats Piqui da Rampa.
O outro vídeo selecionado foi na categoria Videoclipe Maranhense com o vídeo “Afrobeats Piqui da Rampa”. Um passeio musical pelo quilombo inspirado nas danças urbanas de afrodance e em poemas de Maria Firmina dos Santos, primeira romancista brasileira. O vídeo tem coreografia de Jack Angel e participação de dançarinos do quilombo Piqui da Rampa. O videoclipe tem patrocínio do Centro Cultural da Vale – Maranhão.

O Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival mais antigo do Brasil e esse ano acontece entre os dias 17 e 24 de setembro. As sessões serão presenciais e também virtuais. Fiquem ligados, pois tem votação de júri popular. Vamos torcer pelos cineastas da nossa região que já estão fazendo bonito lá fora.

Um comentário: