Rodízio de veículos. |
Inédito, o rodízio de veículos na Ilha de São Luís está transcorrendo sem grandes problemas ou imprevistos. A medida foi adotada entre segunda-feira (11) e esta quinta-feira (14) para reduzir ainda mais a circulação de carros e pessoas na região.
O rodízio é uma medida para intensificar o lockdown na Ilha. Ou seja, as regras do lockdown continuam valendo até o domingo (17), por decisão da Justiça acatada pelo Governo do Maranhão. Entre essas regras, está a de que só podem circular trabalhadores de serviços essenciais ou quem está em busca de um serviço essencial.
“Todas as medidas que estavam em aplicação no lockdown continuam valendo”, diz a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla.
Ou seja, não muda nada para quem já não podia circular anteriormente. O que mudou é que os autorizados a circular agora precisam obedecer ao rodízio. Nesta quarta, só podem rodar carros com placas de final ímpar. Na quinta, só placas de final par, como aconteceu nesta terça.
Abdalla conta que diversos bloqueios estão espalhados pela Ilha para orientar, fiscalizar e notificar os motoristas. “Estão em diversos pontos e também nas MAs que cruzam a região metropolitana de São Luís.”
O governador Flávio Dino fez nesta terça-feira (12) um balanço positivo do lockdown e do rodízio: “Nós combinamos essas duas medidas para extrair o efeito máximo”.
Na sexta-feira (15), o rodízio não será aplicado porque vai ser feriado antecipado de 28 de julho. Por isso, a circulação de veículos e pessoas naturalmente já vai ser menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário