quinta-feira, 7 de maio de 2020

Empresário de 59 anos morre com suspeita de coronavírus em Chapadinha

Zezinho da Creuza.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O município de Chapadinha registrou nesta quinta-feira (07) a primeira morte com suspeita da Covid-19. Trata-se do empresário José Ferreira de Oliveira, conhecido como Zezinho da Creuza, de 59 anos. Ele era portador de hipertensão arterial e diabetes e deu entrada na UPA ontem (06), quando estava no quarto dia dos sintomas da doença. 

A prefeitura de Chapadinha informou, por meio de nota, que o empresário não chegou a fazer o teste rápido porque ainda se encontrava no período da chamada janela imunológica (quando poderia dar falso negativo).

Veja a nota na íntegra:

O sistema de Saúde de Chapadinha acaba de registrar a primeira morte de pessoa com suspeita de Covid-19 no município. Paciente que faleceu era do sexo masculino, 59 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Ele deu entrada na UPA de Chapadinha ontem (06/05), às 12h50m, quando estava no quarto dia do início dos sintomas, com quadro de insuficiência respiratória aguda associada pressão arterial oscilando e com exame de tomografia de tórax confirmando síndrome viral infecciosa sendo diagnosticado com síndrome respiratória aguda grave.

Apesar de todas tentativas de contornar o agravamento da crise, após ser entubado e realização das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória, o paciente veio a óbito.

Acompanhado como caso suspeito, o paciente não chegou a fazer o teste rápido porque ainda se encontrava no período da chamada janela imunológica (quando poderia dar falso negativo), mas foi coletado material para pesquisa de RNA viral para exames mais detalhados para confirmação ou descarte de Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário