terça-feira, 9 de junho de 2020

Covid-19: Em uma semana, ocupação de leitos clínicos da rede estadual cai pela metade em São Luís

Uma redução de quase 50% na taxa de ocupação de leitos clínicos exclusivos para pacientes da Covid-19 separa o dia 29 de maio do dia 8 de junho, na rede pública estadual da grande Ilha de São Luís. No prazo de uma semana, o número de pacientes ocupando este tipo de leito caiu de 396 para 191. Em coletiva virtual realizada na manhã de segunda-feira (8), o governador Flávio Dino apontou que essa diminuição representa uma queda no número de casos da doença no Maranhão. 

Soma de esforços resulta nessa redução expressiva.
Para efeito de visualização, no dia 29 de maio, chegou-se a ter 52,66% dos 752 leitos clínicos exclusivo para pacientes com Covid-19 ocupados. Já no dia 8 do mês seguinte, esta taxa já representava 25,40% do total.  

Referindo-se aos dados de ocupação divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde no dia anterior à coletiva (7), o governador Flávio Dino fez uma comparação com o momento em que a curva de contágio alcançou números elevados na Ilha. “De leitos clínicos nós tínhamos (no dia 7) 563 leitos vagos na rede estadual em São Luís. E esse é um indicador objetivo, incontrastável, indiscutível, de que nós temos declínio dos casos de coronavírus, porque nós chegamos a ter ocupação aqui de 70%”, comparou. 

Uma soma de esforços resulta nessa redução expressiva, dentre as quais a estratégia lançada pelo Maranhão em primeira mão no Brasil, do lockdown. Com a restrição mais firme da política de isolamento, foi possível reduzir os casos de contágio e, por conseguinte, a ocupação hospitalar. 

O aumento considerável do número de testagem também tem impacto direto. Quanto mais cedo o diagnóstico no paciente, mais rápido se iniciam os tratamentos e menos chance de evolução grave da doença. 

Leitos de UTI 

Nesse mesmo período, com uma redução na demanda hospitalar estadual na capital maranhense, passou-se a receber pacientes em estado grave das mais diversas regiões do Maranhão. 

Ao que confirmou Flávio Dino, durante coletiva: “São 240 leitos de UTI na Ilha de São Luís, dos quais no dia 7 estavam ocupados 219, e 21 leitos estavam livres na rede estadual. Grande parte desses pacientes já não são oriundos da ilha de São Luís e, sim, oriundos de outras cidades do Maranhão”. 

Para assegurar a transferência segura e rápida desses pacientes, além da aquisição e repasse de novas ambulâncias equipadas com UTI a municípios maranhenses, o Governo do Estado alugou avião, para UTI aérea.

Um comentário: