domingo, 3 de maio de 2020

Vargem Grande: Morre a professora e ex-vereadora Odinéia Mesquita

Odinéia Mesquita.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Vargem Grande perdeu na noite deste domingo (03) a professora aposentada e ex-vereadora Odinéia Mesquita. Ela, que há alguns anos convivia com Alzheimer, estava internada há dois dias no Hospital do Servidor, em São Luís, com problemas respiratórios.

Odinéia teve papel de destaque no município como membro efetivo da Igreja Católica, onde ministrou a Eucaristia e integrou a Legião de Maria. Amadrinhou inúmeros vargem-grandenses, abençoou tantos alunos, desde a escola paroquial até o Hemetério Leitão, escola ao qual dirigiu por mais de 30 anos. 

Professora marcada por uma didática impecável que dispensava consulta a qualquer que fosse o recurso, sabia do tema sem precisar de suporte.

Também militou na política, sendo eleita vereadora e a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Vargem Grande. Candidatou-se a prefeita, mas desenvolveu, no mesmo período, a doença rara sarcoidose, da qual escapou ilesa e sem sequelas, de forma inacreditável e com as bençãos de Deus, a quem dedicou a vida inteira.

Nesse momento de dor, o Titular do Blog expressa os mais sinceros sentimentos de pesar e se solidariza com familiares, amigos e admiradores dessa grande mulher, que deixará muitas saudades em todos nós vargem-grandenses. No Dia das Mães de 2017 o Blog do Alpanir prestou justa homenagem a Dona Odinéia, como era carinhosamente conhecida (reveja).

4 comentários:

  1. Deus a tenha! Meus pêsames a família.. Mulher sabia esteja agora ao lado do pai.

    ResponderExcluir
  2. Meus mais sinceros sentimentos à família desta ilustre representante da educação, princípios familiares e cristãos do povo Vargem Grandense. Me orgulho de um dia ter conhecido esta grande mulher que mudou completamente minha vida em relação as muitos princípios que me passara, não só a mim mas podemos reconhecer nitidamente o seu legado deixado em todo o municípios alem fronteiras deste estado e país. Sem falar da pessoa do seu filho Carlos Eduardo que foi figura muito forte na minha vida durantes muito tempo e mesmo não tendo mais o mesmo contato guardo no meu coração tudo que aprendi com esse ilustre amigo. Deixo então as mais sinceras considerações que um filho pode expressar para sua mãe, porque era isso que ela representava não só para mim como para vários amigos de Vargem Grande, eternizada em nossos corações nos deixa, mas sabemos que para nós ela nunca morrerá, Marco Túlio Rabelo Pontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelas palavras meu irmão. Ela cumpriu a sua missão aqui na terra e devemos seguir os seus ensinamentos de amor ao próximo. Saudades e um abraço forte meu irmão.

      Excluir
  3. Quero neste momento me solidarizar com a família mesquita, por que nesta data, perdemos uma das figuras maís ilustre de nossa terra, ela não foi minha professora,mas ela foi não só professora mas, uma referência para nossa reunião, sempre foi educada com todos e carinhosa sempre, amava ensinar, criou uma família com selo e educação de mãe, Dona odineia vá e se junte aos justos, por que a senhora veio ao mundo para isso educar as pessoas em todos os níveis, eu fico triste por receber uma notícia dessa,mas peço a Deus, para que ele nesse momento, para que dê forças aos familiares e amigos nesse momento tão doloroso, professora odineia, o escritor Daniel Chalita, disse: O Professor jamais morrerá, descanse em paz, meus pêsames a família de Dona Odineia, saudades eternas...

    ResponderExcluir