![]() |
Abandono teve grande repercussão. |
O advogado Tarciso Gomes gravou um vídeo nesta segunda-feira (18) para falar sobre o caso envolvendo seu cliente Reinaldo Batista Alves Figueiredo, de 59 anos. Reinaldo é acusado de ter abandonado o irmão Romão Duarte Brito, de 77 anos, no último dia 9 de agosto, no Mercado Central de São Luís. O episódio foi registrado por câmeras de segurança e ganhou repercussão nacional (relembre).
Segundo o advogado, a família é formada por quatro irmãos, dois homens e duas mulheres, que foram criados em lares diferentes. Ele relatou que o idoso Romão vive nas ruas desde os 14 anos, sobrevivendo de esmolas e fazendo uso de bebida alcoólica. De acordo com Tarciso Gomes, os irmãos já tentaram resgatá-lo outras vezes, mas Romão sempre retornava às ruas. “Assim que se fortalece, ele começa a manifestar o desejo de voltar, às vezes de forma até agressiva”, disse.
O advogado afirmou que Reinaldo vinha cuidando do irmão depois de retirá-lo de uma instituição, mas, ao se sentir esgotado, acabou cedendo à vontade de Romão. “Sem pensar nas consequências, ele atendeu o pedido do seu irmão de retornar às ruas”, explicou. Para a defesa, o caso traz duas reflexões: a violência contra idosos e a saúde mental dos cuidadores. “É muito importante que quem cuida, seja por obrigação ou amor, esteja bem física e emocionalmente. Há diversos relatos médicos sobre depressão, isolamento social e outros problemas enfrentados por cuidadores”, destacou Gomes.
O advogado também ressaltou que Reinaldo é pedreiro, vive na cidade da Raposa e não possui histórico de violência. A defesa pretende levar essas informações à Justiça para colaborar com a investigação. “O objetivo é que o resultado seja prático e justo para todos os envolvidos”, concluiu Tarciso Gomes.
Do Portal Difusora News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário