domingo, 2 de maio de 2021

Juiz é preso após ofender dono de pousada e desacatar policiais em Santo Amaro

Juiz desacatou policiais.
O ex-juiz do Rio de Janeiro, Jorge Jansen Couñago Novelle, de 61 anos, foi detido após ofender e agredir o dono de uma pousada e desacatar policiais militares em Santo Amaro do Maranhão, na região dos Lençóis Maranhenses. O caso aconteceu na última quinta-feira (29). 

Em 2018, o magistrado foi filmado atirando contra o seu vizinho em um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e por isso acabou sendo aposentado pelo TJ-RJ, com direito a salário integral. Essa é a maior punição para um juiz. 

Os vídeos que mostram as agressões foram captados por câmeras de segurança da pousada. Nas imagens, o ex-juiz aparece alterado e chega a agredir um dos funcionários do estabelecimento. Outras duas pessoas tentam impedir novas agressões. O ex-juiz insulta o homem e chega a ser expulso da pousada. Depois, ele retorna ao local com um pedaço de madeira nas mãos e faz ameaças. Em outras imagens, Jorge Jansen aparece segurando uma garrafa de bebida alcoólica e é contido pelos policiais militares. Uma arma que seria do juiz chega a ser entregue aos PMs.

Ao G1, o delegado regional de Santo Amaro, Ricardo Carneiro, afirmou que após ter sido detido, Jorge Jansen insultou e desacatou os policiais militares que o conduziam até a delegacia da cidade Barreirinhas. No caminho, o ex-juiz tentou ainda danificar o banco da viatura da PM. "Ele é uma pessoa que apresentou um desequilíbrio o tempo inteiro, tanto na noite em que foi feita a apresentação dele, quanto na manhã seguinte. Ele apresentou um nítido desequilíbrio", disse o delegado.

Segundo o delegado, Jorge Jansen também foi agressivo com os policiais civis e chegou a insultar a delegada Verônica Serra, que estava de plantão. Ele foi autuado por em flagrante pelos crimes de desacato e injúria real. Por se tratar de dois crimes em que a soma das penas fica abaixo de quatro anos, Jorge Jansen teve direito à fiança de seis salários mínimos. Após pagar a quantia, o ex-juiz foi liberado.

O delegado Ricardo Carneiro afirmou que o inquérito segue em tramitação. Ainda nesta semana, o caso será enviado ao Poder Judiciário na cidade de Humberto de Campos para ser julgado. "O inquérito vai tramitar, as investigações vão continuar, para que os fatos sejam esclarecidos da melhor forma e o caso segue para a justiça. Santo Amaro é o termo judiciário que pertence à comarca de Humberto de Campos. Eu que serei o responsável pelo flagrante e continuarei na investigação que segue pra justiça nessa semana", concluiu Ricardo Carneiro.

Do G1 MA.

3 comentários:

  1. Esse ex juiz , passou da hora de levar uma correção

    ResponderExcluir
  2. Se fosse o dono foncionario que tivesse agredido. Ainda estava preso e bem encrencando

    ResponderExcluir
  3. Só foi detido porque era juiz de futebol.

    ResponderExcluir