quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Itapecuru-Mirim: Flávio Dino participa da 13ª Agritec, inaugura Viva, vistoria Mais Asfalto e incentiva à produção

Governador esteve em Itapecuru nesta quinta (26) levando apoio à produção e outras ações.
“É uma grande alegria estar aqui em Itapecuru, em mais uma iniciativa de apoio à agricultura familiar. É um investimento que nosso governo faz para que os produtores sintam a presença da gestão no que é mais importante, para que possam desenvolver sua produção. Nos satisfaz ver essa rede de apoio crescendo e se consolidando nesta ação inédita e de sucesso”, disse o governador Flávio Dino durante a abertura da 13ª edição da Feira de Agricultura Familiar (Agritec), em Itapecuru-Mirim, na manhã nesta quinta-feira, 26.

Esta é a primeira Agritec do Território Vale do Itapecuru e ofereceu aos produtores oportunidade de comercializar seus itens, participar de capacitações e receber assistência técnica. “É importante que os segmentos de referência se unam à essa rede de apoio à agricultura familiar. A feira proporciona essa interação e é um espaço de múltiplos objetivos, pioneira e que veio para ficar”, afirmou  Flávio Dino. Na ocasião, o governador também recebeu o título de ‘Cidadão Itapecuruense’, concedido pela Câmara de Vereadores.

Governador esteve em Itapecuru nesta quinta (26)
levando apoio à produção e outras ações.
A Agritec agrega conhecimento e possibilita troca de experiências e tecnologia, avalia o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares. “Na feira estão presentes os segmentos que são referência no setor agropecuário familiar, somando e contribuindo para o avanço e que as coisas aconteçam para construção do Maranhão de todos nós”, pontuou. 

A feira reúne produtores familiares, representantes de movimentos sociais, gestão municipal e prossegue até este sábado, 28.

Apoio à Produção

A produtora Lúcia Carvalho cultiva batata, macaxeira e feijão biofortificado. As culturas se desenvolveram a partir do apoio em capacitação e assistência técnica disponibilizada pelo Governo. Na feira, ela expôs a produção. “Eu aprendi uma maneira diferente e de maior resultado para minhas culturas, principalmente a de batata. Foi um aprendizado tão proveitoso que adotei a técnica e a produção aumentou e melhorou”, disse.

Governador esteve em Itapecuru nesta quinta (26)
levando apoio à produção e outras ações.
“Em uma visita dos técnicos uma gama de oportunidades foi oferecida a nós e ajudou muito para nossos empreendimentos. Hoje eu consigo extrair mais do potencial da minha produção”, afirma a produtora Camila Nascimento, que é de Vitória do Mearim e levou seus doces de espécie à feira.

Os projetos de apoio à produção contribuíram para mudar a vida do interno do sistema penitenciário Raimundo Pereira, 28 anos. Ele participou de várias capacitações e conseguiu reunir parte do que produz para expor no evento. “Eu aprendi a fazer muitos itens nesse projeto e faço rede, objetos de cerâmica, de pesca e de horta. Eu só quero cumprir o que devo e melhorar. Eu já mudei e quero voltar ao convívio social de cabeça erguida”, afirmou.

Outras Ações para Itapecuru

Às famílias produtoras o governador distribuiu dois kits, sendo um com 18 barracas, para produtores de Itapecuru e outro com 10 contemplando comunidades de Belágua. Os kits contêm barracas, jaleco, caixa de isopor e gaiolas para aves. O governador também assinou 25 contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e entregou 28 casas populares, integrando o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Produtores de mandioca foram beneficiados com recursos de mais de R$ 1 milhão em pagamento de fomentos. Um dos contemplados foi Evandro Bezerra dos Santos, da cidade de São Domingos do Maranhão, representando a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Viola – Santo Antônio. “É uma ajuda muito importante para a gente continuar e melhorar ainda mais o que a gente produz. Eu estou muito feliz de ter esse apoio”, garantiu.

Governador esteve em Itapecuru nesta quinta (26)
levando apoio à produção e outras ações.
Em reforço às atividades de assistência técnica e extensão rural, o governador entregou seis veículos, que além de Itapecuru vão servir Imperatriz, Timon, Zé Doca, Presidente Dutra, São Luís e Pedreiras. Comunidades quilombolas de Itapecuru e Cantanhede foram contempladas com kits de irrigação, integrando o programa Quintais Produtivos. E ainda, kits de material esportivo compostos por redes e bolas de futebol, jogos de uniforme, apitos, cartões vermelhos e cartões amarelos, foram entregues pelo governador para prática de futebol.

Mais Cidadania

Para garantir serviços de cidadania e assistência social, o governador inaugurou uma unidade do Viva na região. “Essa unidade é de extrema relevância pois vai atender a todos os municípios do Vale Itapecuru, consolidando o projeto de ampliação da rede em todo o Maranhão”, pontuou o diretor do Procon, Duarte Júnior. 

A sede tem ampla área, equipamentos novos, climatização, 25 guichês, recepção, coordenação e capacidade para 700 atendimentos por dia. O Viva vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais Asfalto

A agenda na cidade finalizou com vistoria às obras do programa Mais Asfalto. A ação do Governo do Estado é promovida em parceria com as prefeituras para recuperação de ruas e avenidas em todo o Estado. Serão 5,6 quilômetros de vias recuperadas em Itapecuru, alcançando um total de 10 ruas. Para as ações o Governo investe R$ 1,5 milhão.

Um comentário:

  1. Parabéns a vocês ai de itapecuru mirim o flavio dino merece ser reconhecido nas urnas ai ...

    ResponderExcluir