quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Escola de Samba que fez homenagem a Lula e causou polêmica com 'família em conserva' é rebaixada no Carnaval do RJ

Desfile da escola de samba.
A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18). A escola fazia sua estreia na elite das agremiações neste ano. Ao longo da apuração, ela recebeu apenas duas notas 10.

Com o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", a Acadêmicos de Niterói contou, no desfile de domingo (15), a história do presidente Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico e a liderança sindical, até a Presidência da República.
Homenagem a Lula.
Em um dos carros, a escola trouxe uma crítica às políticas sociais da época do governo Bolsonaro e à forma como ele enfrentou a pandemia. Na parte traseira, o carnavalesco fez uma referência à prisão do ex-presidente.

A escola também foi criticada por conta da ala do desfile que fez alusão a evangélicos e outros grupos conservadores no Brasil. Intitulada de "neoconservadores em conserva", a ala foi formada por integrantes vestidos de lata. O rótulo exibia a imagem de um casal hétero com duas crianças, que seriam os filhos, e a frase "família em conserva".

Do G1/UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário