terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Vereador sofre atentado e fazendeiro morre em confronto com policiais no interior do Maranhão

Vereador de Grajaú.
A Polícia Civil do Maranhão está investigando uma suposta tentativa de homicídio contra o vereador da cidade de Grajaú, Pedro Morais, conhecido como “Pedim do Remanso” (PL), que foi reeleito nas eleições municipais de 2024. O caso aconteceu na manhã de domingo (05), no povoado Remanso, na zona rural de Grajaú. Um fazendeiro, suspeito de ter participação na ação criminosa, morreu em confronto com a polícia.

Segundos as investigações, por volta das 8h45 de domingo, um grupo formado por cerca de 10 homens, portando armas longas, chegou no povoado e roubou dois veículos, uma S10 vermelha e um Chevrolet Agile. Durante o roubo, os criminosos ainda efetuaram vários disparos de arma de fogo em casas e vias públicas. A Polícia Militar foi acionada e iniciou as buscas pelo grupo, que foi localizado em frente à residência do vereador, que seria alvo da ação, evitando, assim, o homicídio.

Segundo o major Leandro, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar de Grajaú, alguns dos criminosos já estavam dentro da casa do vereador, com a intenção de matá-lo, mas “Pedim do Remanso” não se encontrava no local. Com a chegada da polícia, o grupo saiu em fuga e foi perseguido pelos policiais militares.

Durante a perseguição, por uma estrada vicinal, um dos carros roubados pelo bando foi abandonado e recuperado pela polícia. No carro havia uma submetralhadora calibre 9mm e munições, além de cartuchos intactos de calibre fuzil 556 e espingarda calibre 12 e sete balaclavas utilizadas pelos criminosos. Ainda de acordo com a polícia, se aproveitando da pouca visibilidade por causa da poeira na estrada vicinal, o grupo conseguiu fugir com o apoio de duas motos. O segundo carro levado pelo bando foi recuperado, horas depois da fuga.

Ainda no domingo, a PM e a Polícia Civil de Grajaú, com o apoio da Guarda Municipal, fizeram buscas na área de matagal para onde o grupo fugiu. Na área foram encontradas mais balaclavas e munições 9mm, além de três espingardas. Durante as buscas, a força policial também localizou uma fazenda, com suposta ligação com os criminosos. No local, foram encontradas mais três espingardas.

No momento da ação policial, o proprietário da fazenda trocou tiros com a polícia. O homem, identificado como Raayne Silva Barros, de 36 anos, foi alvejado e não resistiu aos ferimentos. Com ele foi apreendido, ainda, um fuzil 556. Na segunda-feira (06), por volta das 8h, policiais da Força Tática, Radiopatrulha e Polícia Civil de Grajaú localizaram uma das casas de apoio ao grupo criminoso, encontrando uma caminhonete com placa de Ananindeua (PA) e uma motocicleta, que seria uma das que foi utilizada para auxiliar na fuga dos indivíduos, além de redes e mais balaclavas.

Segundo a Polícia Militar, as buscas seguem com o objetivo de localizar e prender os envolvidos na ação criminosa. Policiais militares de vários batalhões e policiais civis da região, além de operadores aerotáticos, realizam diligências pela cidade. A motivação do suposto atentado contra o vereador ainda são investigadas.

Do G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário