quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Adriano Silva conquista medalha de bronze no Gymnasiade 2023 e se torna primeiro Atleta Ninense com título mundial

Adriano Silva.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O atleta de karatê Adriano Silva, natural de Nina Rodrigues, conseguiu um feito histórico para o município. O jovem foi convocado pela delegação brasileira de karatê para disputar o Mundial Escolar 2023 e conquistou a medalha de bronze na categoria Kumitê -57kl, se tornando o primeiro atleta Ninense a conquistar um título mundial.

Adriano Silva estava disputando o ISF U15 Gymnasiade 2023, os Jogos Mundiais Escolares, que neste ano acontece no Rio de Janeiro com delegações de 46 países. Dentre as lutas disputadas, a de maior destaque está contra um atleta da Romênia, onde venceu por 3x0, garantindo-o como medalhista mundial.

Importante ressaltar, mais uma vez, que Adriano integra o Projeto Karatê Educacional, realizado pela prefeitura de Nina Rodrigues, através da secretaria municipal de Educação. Além desse feito inédito, o karateca foi recentemente campeão dos JEM's 2023, garantindo assim sua vaga para disputar os Jogos Escolares Brasileiros deste ano, onde o campeão ganha a vaga para o Mundial Escolar 2024 (relembre).

SOBRE

Com mais de 1.400 competidores de 46 países, a ISF U15 Gymnasiade 2023 está sendo realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 27 de agosto. Também conhecido como Jogos Mundiais Escolares Sub-15, o torneio é considerado o maior evento com estudantes-atletas do mundo. As provas acontecem nos mesmos equipamentos onde foram realizados os Jogos Olímpicos Rio 2016. A delegação brasileira conta com 404 integrantes, sendo 323 estudantes-atletas, de 26 estados, a maior da competição. Logo após vem a China, com 200 integrantes e Chile, com 164 competidores. Estados Unidos chegam na sequência, com 122 inscritos. 

No calendário de competições da Gymnasiade 2023, são 18 modalidades: Tiro com Arco, Ginástica Artística, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Xadrez, Dança Esportiva, Esgrima, Judô, Karatê, Orientação, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo, Wrestling. O paradesporto está representado com disputas da Paranatação. A Gymnasiade é uma realização da ISF em parceria com a CBDE e conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, do Sesc Rio, da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), da Prefeitura do Rio e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

3 comentários:

  1. É muita alegria pra nossa cidade e estado. Ele além de um aluno excepcional é um excelente atleta parabéns Adriano..Vc foi ótimo

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ver como o esporte contribui na vida de nossos jovens, as vezes que falta é só uma oportunidade para mostrar que são capazes. Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Parabéns garoto! Que a gestão municipal possa dar um apoio a este atleta que representou brilhantemente nosso estado!

    ResponderExcluir