segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Bombeiros de Chapadinha salvam bebê engasgada com leite materno

Momento do resgate.
Uma bebê de sete meses, que havia se engasgado com leite materno, foi salva por uma equipe da 5ª Companhia Bombeiro Militar (5ª CIBM), na cidade de Chapadinha. O caso aconteceu por volta das 18h30 desse sábado (19). Segundo os bombeiros, os pais da criança relataram que estavam em viagem e pararam para comer em um restaurante de Chapadinha, quando perceberam que a menina estava com os lábios azulados, com baixa responsividade e ausência choro.

Diante da situação, os pais correram com a menina para o quartel da 5ª CIBM e pediram ajuda dos bombeiros. Ao ouvirem os gritos de desespero da mãe, a guarnição prontamente atendeu o chamado e realizou a avaliação da criança, constatando que ela estava com uma obstrução total das vias aéreas. Os bombeiros fizeram a manobra de desobstrução (a manobra de Heimlich) e conseguiram salvar a menina.

Em entrevista à TV Mirante, o pai da criança informou que a menina começou a convulsionar por causa de uma febre alta e, em seguida, apresentou os lábios azulados. Segundo o Corpo de Bombeiros, a convulsão pode ter sido a causa do engasgo com o leite. Após a realização da manobra, a bebê voltou a respirar e foi levada para o hospital, para ser avaliada por um médico. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança passou pela triagem, onde foi constatado que está totalmente recuperada.

A família mora em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, e estava passando férias no interior do Estado. Mas, nos últimos dias, a bebê começou a apresentar quadro febril, então, a família decidiu voltar antes para casa. No caminho de volta para a Grande Ilha, a menina acabou convulsionando e se engasgando com o leite. A 5ª CIBM ressalta a importância da população ter conhecimento sobre procedimentos básicos em primeiros socorros, pois segundos são valiosos e procedimentos simples podem salvar uma vida em risco.

Confira o momento do resgate no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do G1 MA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário