Assim como acontece há várias décadas, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22) milhares de romeiros e de fiéis de São Raimundo Nonato dos Mulundus se reuniram na Igreja Matriz de Vargem Grande para seguirem em romaria até o povoado Paulica. A procissão marca o início das festividades em honra ao santo vaqueiro, que se estendem até o dia 31 de agosto.
A manifestação popular é recheada de fogos, de músicas, de cânticos e de ladainhas. Os devotos carregam o andor de São Raimundo Nonato em um percurso de cerca de 6km ao longo da BR-222 para agradecer as bênçãos alcançadas. Vaqueiros e cavaleiros puxam a multidão, deixando claro a referência ao vaqueiro Raimundo Nonato, que se tornou santo para o povo após sua morte.
A programação se estenderá ao longo do dia na Paulica com missa celebrada pelo Bispo Dom Sebastião Bandeira Coelho, aboios e tambor de crioula. A partir das 16h a romaria volta para Vargem Grande, sendo recebida por São Sebastião e finalizando com uma missa campal na Praça da Matriz.
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE SÃO RAIMUNDO? Um jovem vaqueiro da fazenda Santa Maria, onde se localiza o povoado de Mulundus, a 30 km de Vargem Grande, quebrou o pescoço quando campeava o gado e o cavalo chocou-se com uma palmeira de babaçu. Três dias depois, o corpo de Raimundo Nonato foi encontrado intacto e um inexplicável perfume recendia no ar. O vaqueiro foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda. Mas o corpo desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor vargem-grandense Jether Joran Martins: “a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao céu; o povo o carregou etc.” (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002). A imagem do vaqueiro doada pela sinhazinha para a capela erguida no local “também desapareceu”, diz o escritor. Porém, dona Luíza Nina Rodrigues mandou vir outra de Portugal. Mas, “para a surpresa dela e do povo, veio a de São Raimundo Nonato da Espanha, libertador dos escravos da Ordem dos Mercedários”.
Confira como foi a romaria no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:
tudo tudo muito lindo, pena que é uma desorganização de dar nojo
ResponderExcluirSão Raimundo rogai por nós que recorremos a vós
ResponderExcluir