terça-feira, 22 de agosto de 2023

Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus atrai milhares de romeiros para Vargem Grande

Romaria ao povoado Paulica.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Assim como acontece há várias décadas, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22) milhares de romeiros e de fiéis de São Raimundo Nonato dos Mulundus se reuniram na Igreja Matriz de Vargem Grande para seguirem em romaria até o povoado Paulica. A procissão marca o início das festividades em honra ao santo vaqueiro, que se estendem até o dia 31 de agosto.

A manifestação popular é recheada de fogos, de músicas, de cânticos e de ladainhas. Os devotos carregam o andor de São Raimundo Nonato em um percurso de cerca de 6km ao longo da BR-222 para agradecer as bênçãos alcançadas. Vaqueiros e cavaleiros puxam a multidão, deixando claro a referência ao vaqueiro Raimundo Nonato, que se tornou santo para o povo após sua morte.

A programação se estenderá ao longo do dia na Paulica com missa celebrada pelo Bispo Dom Sebastião Bandeira Coelho, aboios e tambor de crioula. A partir das 16h a romaria volta para Vargem Grande, sendo recebida por São Sebastião e finalizando com uma missa campal na Praça da Matriz.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE SÃO RAIMUNDO? Um jovem vaqueiro da fazenda Santa Maria, onde se localiza o povoado de Mulundus, a 30 km de Vargem Grande, quebrou o pescoço quando campeava o gado e o cavalo chocou-se com uma palmeira de babaçu. Três dias depois, o corpo de Raimundo Nonato foi encontrado intacto e um inexplicável perfume recendia no ar. O vaqueiro foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda. Mas o corpo desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor vargem-grandense Jether Joran Martins: “a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao céu; o povo o carregou etc.” (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002). A imagem do vaqueiro doada pela sinhazinha para a capela erguida no local “também desapareceu”, diz o escritor. Porém, dona Luíza Nina Rodrigues mandou vir outra de Portugal. Mas, “para a surpresa dela e do povo, veio a de São Raimundo Nonato da Espanha, libertador dos escravos da Ordem dos Mercedários”.

Confira como foi a romaria no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

2 comentários:

  1. tudo tudo muito lindo, pena que é uma desorganização de dar nojo

    ResponderExcluir
  2. São Raimundo rogai por nós que recorremos a vós

    ResponderExcluir