quinta-feira, 13 de julho de 2023

Vargem Grande: Contagem regressiva para o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus 2023

Festejo de São Raimundo Nonato.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faltam exatamente 40 dias para o início do tradicional Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus e a população de Vargem Grande e demais devotos do santo vaqueiro espalhados por todo país já estão em contagem regressiva para a festa religiosa, considerada uma das maiores do Nordeste e do Brasil.

Como todos sabem, o festejo começa no dia 22 de agosto, quando milhares de romeiros, vaqueiros, pagadores de promessa e demais fiéis se reúnem logo nas primeiras horas da manhã em frente à Igreja Matriz e depois seguem em romaria até o povoado Paulica com a imagem de São Raimundo.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE SÃO RAIMUNDO? Um jovem vaqueiro da fazenda Santa Maria, onde se localiza o povoado de Mulundus, a 30 km de Vargem Grande, quebrou o pescoço quando campeava o gado e o cavalo chocou-se com uma palmeira de babaçu. Três dias depois, o corpo de Raimundo Nonato foi encontrado intacto e um inexplicável perfume recendia no ar. O vaqueiro foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda. Mas o corpo desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor vargem-grandense Jether Joran Martins: “a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao céu; o povo o carregou etc.” (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002). A imagem do vaqueiro doada pela sinhazinha para a capela erguida no local “também desapareceu”, diz o escritor. Porém, dona Luíza Nina Rodrigues mandou vir outra de Portugal. Mas, “para a surpresa dela e do povo, veio a de São Raimundo Nonato da Espanha, libertador dos escravos da Ordem dos Mercedários”.

Um documentário produzido pela TV Assembleia conta com mais detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário