Infectologista Silvia Fonseca. |
Apesar de indispensável, é mais do que comum flagrar a população desrespeitando a medida. Seja pendurada na orelha, presa no braço ou no queixo, a máscara tem sido deixada de lado por muitas pessoas.
A atitude é vista com preocupação pela infectologista do Hapvida Saúde, Silvia Fonseca. “A pandemia não acabou, pelo contrário, estamos vivendo uma nova onda de casos que tem tirado a vida de muitas pessoas. Não é momento de baixar a guarda, deixar de usar máscara ou abrir mão do álcool em gel. É fundamental manter as medidas de proteção para preservarmos a vida”, afirma.
Contaminação
Uma pessoa pode ser infectada ao levar a mão contaminada pelo vírus à boca, nariz ou olhos, que são portas de entrada para esse agente infeccioso. Além do toque em superfícies contaminadas, a infecção pode acontecer pelo contato direto com secreções, como gotículas de saliva, catarro, tosse e espirro. Nesse sentido, a máscara funciona como uma barreira protetora em relação ao ambiente, evitando o contato com o ar e filtrando fluidos contaminados.
A máscara garante a sua proteção e não deve ser compartilhada. “Este acessório é de uso individual e em hipótese alguma deve ser compartilhado com o amigo ou a mãe que esqueceu a sua em casa. Cada um deve ter a sua máscara”, destaca.
Quando utilizar as máscaras?
Embora a maioria das pessoas tenha conhecimento da importância do uso de máscara, muitas ainda têm dúvidas sobre quando e como elas devem ser utilizadas. "As máscaras devem ser utilizadas em locais públicos e com fluxo de pessoas. De acordo com as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é necessário utilizá-las durante todo o tempo em que estiver fora de casa”, orienta.
A vacina chegou, posso deixar de usar máscara?
Embora a vacinação traga uma sensação de alívio, os cuidados precisam ser mantidos para evitar a disseminação do vírus. Segundo a infectologista, as medidas de proteção devem continuar sendo respeitadas por quem recebeu as duas doses da vacina. “Com a imunização, algumas pessoas pensam que não precisam usar máscara e seguir as recomendações da OMS, o que elas precisam entender, é que a vacina não impede a circulação e contaminação do novo coronavírus, e sim, estimula a produção do nosso sistema de defesa. Assim, mesmo após tomar a vacina é indispensável manter o uso da máscara e distanciamento social”, alerta a profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário