quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Detran-MA apresenta novo bafômetro e multa 9 condutores na Avenida dos Holandeses

Testes com novo aparelho.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV),  realizou mais uma ação da Operação Lei Seca. O objetivo da ação, que tem caráter educativo e fiscalizatório, é coibir o consumo de álcool, em qualquer quantidade, por condutores de veículos automotores. 

A ação aconteceu na quarta-feira, 12, na Avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol. Na oportunidade foi apresentado, à equipe de educadores do Detran-MA e aos policiais do BPRV, um novo modelo de etilômetro, o Saf’IR Evolution, para ser utilizado durante blitz. 

O diferencial deste novo etilômetro é a aplicação de uma tecnologia, com raios infravermelhos, que permite a realização de testes comprobatórios, de triagem e passivos, em um único dispositivo e com informação na tela. Além de ser um aparelho mais célere e que faz até 200 mil testes por ano.

Dados da operação - De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante a ação de quarta-feira, 12, foram abordados 113 veículos e realizados 108 testes do etilômetro. 05 condutores se recusaram fazer o teste e, foram lavrados 04 autos de infração a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool.

Sobre a recusa – De acordo com Art. 265ª, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for abordado na fiscalização, apresentando ou não sinais de embriaguez, e se recuse a fazer o teste do etilômetro, comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser suspensa, por até um ano, e o veículo retido até que outro condutor habilitado se apresente. Em caso de reincidência o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

Um comentário: