sexta-feira, 6 de abril de 2018

Governo Rodrigues da Iara transformou a Educação de Nina Rodrigues

Secretaria Municipal de Educação de Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Município de Nina Rodrigues passa por uma grande transformação no que diz respeito à educação pública. No seu primeiro ano de governo, a gestão do prefeito Rodrigues da Iara concluiu a escola do povoado Buriti, reformou várias escolas da zona rural e reconstruiu a escola Professora Maria Assunção Sena, localizada na cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação, que funcionava em prédio alugado, passou a ter, desde o ano passado, um prédio próprio e adequado. Neste ano já está em andamento e, em estado bem avançado, a reforma da escola Domingos Hilton, na cidade também. 

Atuando em várias frentes, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu ampliar o número de matrículas nas escolas municipais e realizou ações estruturantes de suporte às atividades pedagógicas que visam melhorar os indicadores da educação.   

Juntando-se aos esforços de gestão municipal em prol do desenvolvimento da educação, o Governo do Estado também vem fazendo investimentos em obras de grande alcance, tais como reforma e climatização das escolas de Ensino Médio Major Érico Gomes Braga e João Pereira Martins Neto, construção de uma escola de 6 salas de aula no Assentamento Palmares e uma “Escola Digna” no Assentamento Vila Esperança. Consciente da importância dessas obras para o Município, o prefeito Rodrigues da Iara vem acompanhando com muito interesse o andamento delas.

Escola Professora Maria Assunção Sena
Parcerias realizadas entre as gestões municipal e estadual, institutos de ensino e universidades asseguram oferta de ensino médio, técnico e educação superior.

Por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Maranhão, funcionam turmas do Ensino Médio nos assentamentos São Domingos, Mangueira, Balaiada e Palmares. Mantido por uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Pólo Tecnológico de Nina Rodrigues oferece cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de serviço público e agropecuária. 

Fruto também de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), as universidades Federal (UFMA) e Estadual (UEMA) estão oferecendo os seguintes  cursos de graduação: Matemática, Letras/Português, Ciências da Computação, Pedagogia e Geografia e especialização  em Gestão Pública Municipal, Gestão Escolar e Educação Inclusiva, totalizando 472 alunos. E já foram solicitados por meio da coordenação do Pólo UAB II Nina Rodrigues mais novos cursos de graduação (Licenciatura) nas seguintes áreas: Física, Química, Ciências Biológicas (Biologia), Educação Física e Filosofia. 

Isso faz com que o Município seja uma referência regional, pois ambos os pólos atendem também a estudantes de várias cidades circunvizinhas.

Para a Secretária de Educação, Sâmara Correa, possibilitar à população de Nina Rodrigues tantas oportunidades de estudo e formação é uma conquista que deve ser enaltecida e valorizada por todos. Ela enfatizou que a equipe da Secretaria de Educação trabalha pelo fortalecimento da educação em todos os níveis, com foco na ampliação de vagas, permanência do aluno na escola e busca de qualidade.

O prefeito Rodrigues da Iara, por sua vez, ressaltou que a educação em Nina Rodrigues é um grande diferencial, visto que poucos municípios do mesmo porte possuem estruturas educacionais que incluem desde a educação infantil até a educação superior, o que é motivo de muito orgulho para os Ninenses, pois os estudantes podem cursar todos os níveis de ensino sem sair de casa. Disse também que até o final de sua gestão novos investimentos serão feitos em reforma, construção e equipamento de escolas, além de ações de suporte à educação e valorização dos profissionais do magistério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário