quarta-feira, 18 de abril de 2018

Assembleia Legislativa debate emancipação dos municípios durante audiência pública

Foi realizada na manhã desta terça-feira (17), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater a emancipação de municípios maranhenses, numa iniciativa do deputado Wellington do Curso (PSDB).

O projeto que irá autorizar às Assembleias Legislativas a criação e emancipação dos povoados, será votado na Câmara Federal no dia 14 de maio. No Maranhão, representantes de 42 distritos pleiteiam a emancipação, que, se for aprovada em Brasília, os projetos de leis serão encaminhados ao Legislativo Estadual para serem apreciados e encaminhados para votação no plenário.

A audiência contou com as presenças do presidente Othelino Neto (PCdoB) e dos deputados Fábio Braga (SD), César Pires (PV), Rigo Teles (PV), Jota Pinto (PEN) e Eduardo Braide (PMN); dos prefeitos Roni e João Igor, de Mirador e São Bernardo, respectivamente, além do presidente do Movimento Pró-emancipação Maranhense, Augusto César; vereadores e representantes de 42 distritos que defendem a emancipação dos povoados.

Othelino Neto afirmou que essa discussão é antiga e que merece atenção. “Esse projeto vai ser votado em Brasília e, quando chegar aqui, será apreciado pelos deputados”, disse o presidente, se colocando à disposição para receber as proposições de emancipação dos povoados.

Fábio Braga, que também apoia a emancipação, destacou que a discussão é importante, tendo em vista que diversos povoados têm condições de se emanciparem, oferecendo melhores condições de vida aos seus moradores. “A principal importância desse movimento, é o pertencimento, ou seja, a pessoa residir e trabalhar no local onde nasceu”, afirmou ele, acreditando que o projeto será aprovado dando liberdade para as assembleias legislativas do país discutirem e aprovarem o sonho de centenas de famílias.

Agradecimentos

Os prefeitos Roni, de Mirador e João Igor, de São Bernardo, agradeceram o apoio da Assembleia Legislativa. “Estamos aqui defendendo os nossos povoados e também agradecendo o apoio dos deputados. No que precisarem podem contar com o meu apoio. Estamos abertos ao diálogo; peçam aos prefeitos de vocês para conversarmos sobre o assunto”, disse o prefeito João Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário