quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Eleições 2020: Primeiras pesquisas eleitorais são registradas no Maranhão

Nagib e Zito Rolim.
Com o início do ano eleitoral, ficou obrigatório o registro das pesquisas eleitorais, que só podem ser divulgadas após o seu registro na Justiça Eleitoral. O Blog fez uma consulta no site da Justiça Eleitoral e constatou que três pesquisas, todas no interior do Estado, foram registradas e devem ser divulgadas nos próximos dias.

A M.R. Borges contratou a MBO para realizar duas pesquisas eleitorais para prefeito e vereador nos municípios de Apicum Açu e Mirinzal.

Em Apicum, a pesquisa registrada no dia 04 de janeiro é MA-07112/2020, podendo ser divulgada a partir do dia 10 de janeiro. Serão entrevistados 503 eleitores, entre os dias 08 e 11 de janeiro. Já em Mirinzal, a pesquisa registrada no dia 05 de janeiro é MA-09355/2020, podendo ser divulgada a partir do dia 11 de janeiro. Serão entrevistados 409 eleitores, entre os dias 09 e 12 de janeiro.

Uma curiosidade chamou atenção nos dois registros. É que o período citado da entrevista com os eleitores é concluído um dia depois que a pesquisa já pode ser divulgada.

Codó – A terceira pesquisa registrada é na cidade de Codó. O levantamento foi contratado pelo jornal O Estado do Maranhão e será feito pela ESCUTEC.

A pesquisa, exclusivamente para prefeito, foi registrada no dia 06 de janeiro sob o número MA-07597/2020, podendo ser divulgada a partir do dia 12 de janeiro. Serão entrevistados 500 eleitores, entre os dias 08 e 10 de janeiro.

Duas curiosidades no levantamento. É que em um cenário estimulado consta o nome do atual prefeito Francisco Nagib e não consta o nome do ex-prefeito Zito Rolim. Em outro cenário, a situação se inverte, surge Rolim e desaparece Nagib. No entanto, não foi feito nenhum cenário com ambos na disputa.

A segunda curiosidade é a inclusão do nome do deputado estadual César Pires, que apesar de ter vínculos muito forte com Codó e ser muito bem votado na cidade, jamais demonstrou interesse em entrar na disputa municipal.

É aguardar e conferir, afinal as primeiras pesquisas já estão no forno. Lembrando que, até agora, nenhuma pesquisa foi registrada para a cidade de São Luís.

Do Blog do Jorge Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário