quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos promove palestra de prevenção ao câncer de mama

Para incentivar a realização do autoexame e esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, promoveu a palestra ‘Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento’. A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, desenvolvidas para pacientes, acompanhantes e profissionais das unidades da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciadas pelo Instituto Acqua.

Ao conversar com as profissionais de saúde da unidade, o médico mastologista Diego Trabulsi Lima chamou a atenção para os fatores que contribuem para a diminuição dos riscos do diagnóstico positivo para o câncer de mama. “É necessário ficar atento aos fatores que contribuem para reduziras chances de incidência da doença, que são a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Essas ações reduzem em cerca de 30% o risco, porém as mulheres acima dos 40 anos precisam fazer a mamografia”, frisou.

Segundo o palestrante, cerca de 10% a 15% das mulheres inseridas no grupo de risco realiza o exame de mamografia. Os casos da doença são predominantes em pessoas com mais de 50 anos. “É necessário disseminar a informação sobre a importância do autoexame e da mamografia. Os profissionais de saúde devem fazer isso no hospital e em suas próprias casas”, completou.

Durante a atividade de orientação, as participantes também puderam esclarecer dúvidas e entender alguns mitos que envolvem o câncer de mama. A diretora-administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Andrea Oliveira, ressaltou a importância de atividades como essa. “É um momento enriquecedor para a unidade de saúde. Estamos em uma campanha de prevenção e nós sempre organizamos esse evento para que seja um momento de cuidado tanto para as nossas profissionais quanto para o público recebido por nossa unidade”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário