OBRAS E MAIS ASFALTO

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Governador Flávio Dino premia pesquisadores durante abertura da Semana de Ciência e Tecnologia



Em reconhecimento ao trabalho de pesquisadores maranhenses que têm contribuído para o desenvolvimento social e econômico do Estado, o governador Flávio Dino premiou, na noite de quarta-feira (19), pesquisadores em diversas categorias e instituições com relevante serviço na área de ciência e tecnologia. A homenagem foi feita durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão que acontece até este sábado (22) no Centro de Convenções de Imperatriz, onde a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti) montou a “Cidade da Ciência”.

Na cerimônia foram entregues troféus, medalhas e prêmios em dinheiro aos vencedores dos prêmios ‘Mais IDH’ (Medalha Eduardo Campos), Igualdade de Gênero (Medalha Maria Aragão) e a Medalha Renato Archer de Mérito Científico. Durante seu pronunciamento, o governador disse estar muito feliz e que as homenagens mostram um caminho de valorização de quem faz ciência e tecnologia no Maranhão.

Governador Flávio Dino premiou pesquisadores na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sábado (22) em Imperatriz. Foto: Felipe Neiva/Secti

“Nós entregamos aqui várias premiações simbólicas, algumas de incentivo financeiro à pesquisa para homenagear pesquisadores já consagrados, mas também olhando para os jovens pesquisadores que estão no ensino médio ou começando sua carreira acadêmica fazendo um mestrado, para mostrar a eles que o governo tem uma política de estimulo, incentivo e valorização”, destacou Flávio Dino. “Sem conhecimento não existe desenvolvimento. É isto que a Semana mostra, este é o principal legado da Semana de Ciência e Tecnologia em Imperatriz”, enfatizou o governador.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou que este ano as premiações tiveram duas inovações que foram a criação do Prêmio Igualdade de Gênero e a Medalha Renato Archer de Mérito Científico e Social. “Isso significa reconhecer, de forma simbólica, a relevância de nossos pesquisadores e estudantes e a contribuição que eles têm no desenvolvimento da ciência e tecnologia, mas, sobretudo, os prêmios visam incentivar a continuidade da caminhada nessa longa estrada que é o conhecimento e o apreço que o governo tem a cada uma dessas pessoas que ajudam o Maranhão a se desenvolver”, observou o secretário.

Premiados

Receberam o Prêmio ‘Mais IDH’, que tem como foco trabalhos que contribuam para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano, Guillaume Xavier Rousseu, da Uema (categoria Professor Pesquisador); André Felipe Carvalho Pinheiro (categoria Estudante de Ensino Superior).

Foram vencedores do Prêmio Igualdade de Gênero, uma iniciativa da Secti em parceria com a Secretaria da Mulher, a estudante Lina Cutrim da Silva (categoria Jovem Pesquisador) e Albérico Santos (categoria graduado especialista e estudante de mestrado). O prêmio é um reconhecimento da luta da mulher na sociedade contemporânea.

A Medalha Renato Archer de Mérito Científico Social foi concedida a pessoas físicas e jurídicas por significativos serviços prestados ao desenvolvimento e divulgação científica no Maranhão. Na premiação foram homenageadas três categorias: Pesquisador Colaborador Benemérito, que teve como ganhador o professor da Ufma Lívio Martins Costa Júnior; Pesquisador Produtividade, que premiou os pesquisadores Antônio Augusto da Silva, Auro Tanaka e Manoel Messias Júnior; e a categoria Instituição.

Nesta última foram premiados a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Fundação Sousândrade, a Sociedade de Astronomia do Maranhão, a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos e a Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest).

A iniciativa do governo foi elogiada por autoridades e pelos homenageados. André Carvalho, que desenvolve o projeto “Detecção Automática do Glaucoma em Imagens de Fundo de Olho”; disse que essa valorização é um incentivo para pessoas que como ele que ainda estão entrando na área da pesquisa.

Governador Flávio Dino premiou pesquisadores na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sábado (22) em Imperatriz. Foto: Felipe Neiva/Secti

“Receber este prêmio é muito significante para os pesquisadores. Temos uma tarefa árdua e diária de estarmos no laboratório, escrever projetos e levar isso à comunidade. Então receber um reconhecimento do Governo do Estado por nosso esforço para o desenvolvimento humano e de desenvolvimento científico no Estado é muito importante para a gente”, disse o professor Lívio Martins.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão, Wendel dos Santos Monteiro, destacou que o governador Flávio Dino foi quem deu prioridade à área cientifica, inclusive com o projeto “Luminar: Caravana da Ciência” com o intuito de popularização da ciência no Estado. “São ações importantes para o desenvolvimento dessa área”, pontuou.

Abertura

A abertura da semana contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e Pastor Porto, respectivamente, de deputados estaduais, entre eles Bira do Pindaré e Marco Aurélio, de presidentes de instituições, professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores, estudantes, secretários de estado, do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológica do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Guilherme Maia Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário