![]() |
Penitenciária de Brejo. |
O estabelecimento prisional foi construído com recursos federais do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), totalizando um investimento de R$ 27 milhões, e equipado com verbas estaduais. Com aproximadamente 5.200 m² de área, a unidade tem capacidade para mais de 300 internos e se destaca pela segurança, infraestrutura adequada e oferta de educação e trabalho como parte do processo de reintegração social.
No campo das atividades laborais, por meio do programa “Trabalho com Dignidade”, os internos terão acesso a diversas frentes de trabalho, como fábricas de blocos de concreto, fraldas e absorventes, além de espaços para produção de artesanato. Já na área educacional, a unidade oferecerá ensino formal e profissionalizante por meio do “Programa Rumo Certo”, com o objetivo de capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho, essencial para a reinserção na sociedade. Para isso, a penitenciária contará com salas de aula, bibliotecas e laboratórios de informática.
Dentro da proposta de humanização do sistema prisional, serão disponibilizados espaços para atendimentos especializados, como salas individualizadas para atendimento psicológico e assistência social, consultórios médicos e odontológicos, enfermarias com solário, entre outros serviços. Com a entrega da nova unidade, o Governo do Maranhão amplia as vagas no sistema prisional, garantindo mais qualidade, segurança e oportunidades de ressocialização para os internos.
Cidade com presídio cresce o índice de violência demais, (agora a vaca vai pro Brejo de vez.)
ResponderExcluir