Imagem ilustrativa. |
Com início na última sexta-feira (22), a Operação Natal foi direcionada, principalmente, à conscientização dos cidadãos quanto à importância da presença e da plena funcionalidade dos itens obrigatórios de segurança. Durante a operação deste ano, 1.750 pessoas foram fiscalizadas e 1.255 veículos foram abordados. Em comparação a Operação Natal 2022, houve uma diminuição de 31% no número de motoristas dirigindo embriagados. A PRF realizou 836 testes de alcoolemia, resultando em 36 autos de infração por dirigir sob influência de álcool e 4 pessoas detidas por crime de embriaguez ao volante.
Apesar dos esforços policiais empreendidos, a imprudência continua fazendo vítimas no trânsito. Casos de excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas foram responsáveis por acidentes com vítimas nas rodovias federais no Maranhão. No total, foram atendidos pela PRF 22 acidentes, sendo 11 acidentes graves que, infelizmente, resultaram em sete óbitos.
Em relação às infrações mais recorrentes durante a operação, destacam-se os registros de 345 condutores flagrados dirigindo acima da velocidade permitida e 124 casos de motociclistas e passageiros sem uso do capacete. Além disso, foram identificados 109 motoristas realizando ultrapassagens proibidas. O número total de infrações durante a Operação Natal 2023 foi de 1.107, representando um aumento de quase 48% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 750.
Enfrentamento à criminalidade
Além das ações relacionadas ao trânsito, equipes da PRF também atuaram no combate à criminalidade, registrando um total de 13 ocorrências policiais. Entre essas ocorrências, seis foram relacionadas a crimes de trânsito, sendo quatro pessoas detidas por embriaguez ao volante, crime que representa um sério risco para a segurança viária.
Terminada a Operação Natal 2023, agora a PRF se prepara para a Operação Ano Novo, programada para começar na próxima sexta-feira, 29. Ambas fazem parte do Programa Rodovida, que é o conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por instituições do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), direcionadas para a segurança viária e redução dos sinistros de trânsito.
Confira mais detalhes na reportagem da TV Assembleia:
Fonte: PRF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário