sábado, 14 de novembro de 2020

Eleições 2020: O que é preciso saber para a votação deste domingo

Eleições 2020.

No domingo, 15 de novembro, os municípios brasileiros terão as eleições para a escolha de prefeito e vereador – e também no dia 29, para os locais que tiverem 2º turno. Devido à pandemia do Novo Coronavírus, as eleições deste ano sofrerão modificações significativas, sobretudo para os eleitores que precisam seguir uma série de regras na hora de votar. 

“Um das principais mudanças é o uso obrigatório de máscara e o horário preferencial reservado aos idosos. Não há como negar que vivemos um ano atípico e sabemos que os cuidados devem ser redobrados para não deixarmos de exercer nossa cidadania”, destaca Matheus Levy, professor de Direito do Centro Universitário Estácio São Luís.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para os jovens entre 16 e 18 anos, e analfabetos. Para ajudar a todos os eleitores na hora da votação, separamos algumas orientações. Confira:

Novo horário de votação

O horário de votação deste ano foi ampliado devido à pandemia, com a antecipação em uma hora. Com isso, o eleitor pode comparecer ao local de votação a partir das 7h. Vale ressaltar que das 7h às 10h é preferencial para pessoas acima dos 60 anos.

Documentos que devo levar

No dia da eleição basta levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Lembre-se: certidões de casamento e nascimento não serão válidas como prova de identidade.

Posso votar sem o título?

Caso você tenha perdido seu título ou esteja sem ele no dia da eleição, isso não impede a votação. Basta apresentar um documento de identificação com foto.

Consulte seu local para votação

Para não ser pego de surpresa no dia da eleição com uma possível mudança do local de votação, verifique o seu local de votação. Isso pode ser feito através do site www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor. Basta preencher com os dados da emissão do seu título eleitoral e consultar.

Não esqueça máscara!

Será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários.

Leve sua caneta!

O Tribunal Superior Eleitoral orienta que cada eleito leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Além disso, nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.

Uso de álcool em gel

Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Além disso, o TSE sugere que quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.

Um comentário: