sexta-feira, 6 de abril de 2018

Encontro reúne vereadores de todo o Maranhão na Assembleia Legislativa


Pelo menos 300 vereadores participaram do Encontro de Legisladores, evento encerrado nesta quinta-feira (5), no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A iniciativa da União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado TCE), apresentou temas atuais e de relevância para o trabalho desempenhado pelos legisladores municipais, principalmente para que eles possam exercer mandatos mais eficientes e transparentes. 

As palestras abordaram temas como 13º salário e verba indenizatória, transparência de gestão das Câmaras Municipais, fortalecimento do Poder Legislativo e valorização do vereador, entre outros. O diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Maranhão, Antino Noleto, discorreu sobre licitação, formação de pregoeiros e assuntos afins. Os participantes acompanharam tudo atentamente e, ao término da palestra, alguns fizeram questionamentos. Todos receberam certificados de participação. 

O vereador Marcos do Esporte (PRB), de Santa Luzia do Tide, destacou a atualidade dos temas abordados e frisou que todos são de grande importância para o trabalho que eles desempenham junto ao povo. “Há muita falta de informação hoje em dia. Sabemos que grande parte dos presidentes de Câmaras Municipais, por exemplo, fica inelegível por desconhecimento de diversos assuntos. Daí a importância desta capacitação”, disse. 

Os deputados Eduardo Braide (PMN), Valéria Macêdo (PDT) e Wellington do Curso (PP) marcaram presença. O primeiro palestrou sobre reforma política. 

Braide disse ser esse um assunto oportuno e lembrou que teve o prazer de presidir a Comissão da Reforma Política na Assembleia Legislativa do Maranhão, desde a discussão, tramitação, votação e acompanhamento da lei em vigor, assim como a Proposta de Emenda à Constituição. “Legislações que alteraram, profundamente, o sistema eleitoral brasileiro. Por essa razão, devemos estar atentos a essas mudanças, sejamos nós vereadores, deputados ou senadores, pois estamos na iminência de uma eleição”, destacou.   

O presidente da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão, vereador Asaf Sobrinho, avaliou positivamente o evento. “Este encontro só contribuiu para com a função dos vereadores em seus respectivos municípios. Quando o vereador é rico em conhecimento para melhorar sua função, quem ganha é a sociedade. Destaco o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão, na pessoa do presidente Othelino Neto (PCdoB), que abraçou a ideia e abriu as portas da Casa para os vereadores do Maranhão, para a nossa entidade, para que possamos, com essa parceria institucional, fortalecer ainda mais o legislativo municipal”, finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário