terça-feira, 3 de abril de 2018

Em Marajá do Sena, Governo executa pacote de ações de prevenção em saúde e de contingência de enchentes


O Governo do Estado está monitorando as condições de saúde e realizando ações de assistência e prevenção de doenças na população de Marajá do Sena. As ações, realizadas por diversos departamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por conta da enchente no município, envolvem análise de águas e do sistema de abastecimento, inspeção sanitária de locais de alojamentos, aporte extra de medicamentos, vacinas e orientação. 

Nesta segunda-feira (2), gestores da secretaria se reuniram para avaliar a situação e traçar novas estratégias para proteger a população, que já está retornando às suas casas, depois do nível da água ter recuado. Desde o sábado (31), equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) já se encontram na cidade atendendo e orientando a população. O município registrou uma inundação na última sexta-feira (30).

“A maioria dessas ações é permanente em regiões com risco de enchentes e problemas de contaminação das águas, mas a inundação na sexta-feira nos levou a elevar a vigilância e reforçar os cuidados. O governador Flávio Dino está sensível à situação e determinou que façamos todos os esforços possíveis para garantir a saúde de todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Monitoramento 

Uma das principais medidas é de monitoramento das águas, que carregam uma série de bactérias e vírus após se misturarem com lixo, esgoto e fezes de animais e humanas. Para garantir a descontaminação, a SES entregou um estoque extra de hipoclorito de sódio, solução desinfetante utilizada para purificar a água para uso e consumo humano.

A Prefeitura de Marajá do Sena recebe trimestralmente 900 frascos da substância, através do Programa de Prevenção e Monitoramento de Doenças de Veiculação Hídrica. Com a inundação recente, o município recebeu mais 600, remanejados de outras cidades da Regional de Saúde de Bacabal, totalizando 1.500 frascos. Além desses, já foi autorizada a compra de uma reserva extra para as regionais de saúde de Bacabal e Pedreiras.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) fará a análise microbiológica das amostras com status de prioridade. Também será encaminhado um ofício para a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para que disponibilize um laboratório móvel para ajudar nas análises.

Saúde e prevenção

O Governo do Estado já enviou, de imediato, cestas básicas para população de Marajá do Sena, agora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviará 2 mil kits de saúde bucal – mil para adultos e mil infantis. Posteriormente, equipes da saúde mental farão visitas às famílias para avaliar os impactos psicológicos da situação, assim como o Departamento de Atenção à Saúde da Família visitará a zona rural do município para conferir in loco a situação.

Nota técnica 

Para auxiliar as equipes de saúde locais e a população, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Maranhão (CIEVS) vai emitir uma nota técnica com os principais agravos de saúde e formas de prevenção.

“Também estamos monitorando a situação e as doenças que podem ser ocasionadas por conta da situação para uma resposta imediata, caso haja necessidade. Já funcionamos em sistema de plantão para qualquer situação de emergência”, destaca a coordenadora do CIEVS, Jakeline Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário