domingo, 5 de fevereiro de 2017

Vargem Grande: Missa celebra os 50 anos da presença das Irmãs Doroteia Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria no Brasil


Missa realizada em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Este último dia 02 de fevereiro foi histórico, marcou a passagem de 50 anos da presença das Irmãs Doroteia Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria na cidade de Vargem Grande, Maranhão. Elas também são conhecidas como Irmãs Farina, uma menção ao Pai fundador dessa congregação.

A data foi comemorada ontem, dia, 04, às 17 horas, na Igreja Matriz com a presença de 40 missionárias, religiosos e católicos. Mais uma vez a comunidade de Vargem Grande se fez presente, recepcionando e acolhendo as delegações que vieram de São Luís e do Estado do Pará especialmente para esta celebração.

A igreja estava lindamente decorada e repleta de pessoas. A missa foi celebrada pelo Bispo de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho, e concelebrada pelo pároco Antônio Carlos juntamente com padres de outras paróquias.

O Santo Giovanni Antônio Farina (1803-1888), foi canonizado em 23 de novembro de 2014, pelo Papa Francisco, em Roma. Ele nasceu no pequeno vilarejo de Gambellara, na província de Vicenza, localizada na região norte da Itália. Como santo, ele é considerado exemplo de vida e missão dedicada à transformação do ser humano por meio da educação e da caridade. No Brasil, sua obra missionária teve início no município de Vargem Grande, Maranhão. A chegada das quatro irmãs italianas, Anna Lúcia Puschiavo, Donata Azzini, Alfonsina Piacente e Amábile Loro no dia 02 em fevereiro de 1967, foi motivo de festa, esperança e muita curiosidade. 

Prefeito Carlinhos Barros e o vice Jorge Fortes visitando as irmãs.
Ao longo destas cinco décadas as irmãs Farina iniciaram um intensivo trabalho no campo religioso, que se estendeu para o campo social, educativo e assistencial com o objetivo de superação das condições de extrema pobreza que o município se encontrava. Elas criaram a Escola São José Operário e mais recentemente, apoiaram a criação da escola D. João Antônio Farina, de nível Médio em parceria com a associação de pais. Também construíram o Ambulatório e Laboratório santa Maria Bertilla. Tanto na educação escolar quanto na preparação religiosa e na área da saúde, elas foram pioneiras na formação de professores, catequistas e enfermeiras. Possuem uma obra de valor evangelizador, emocional e educativo que ajudou muitas famílias, por isso a noite de ontem foi de emoção e muitos abraços.

“Foi uma festa linda”, “Emocionante”, “Fiquei Feliz” são frases que se ouvia de todos que participaram da celebração.

O prefeito Municipal da Vargem Grande, Carlinhos Barros, e o vice-prefeito Jorge Fortes, não puderam participar da missa, porém foram a casa das irmãs parabenizá-las e oferecer o seu apoio para que as obras missionárias tenham continuidade. Carlinhos Barros também enviou o seu representante, o secretário de Administração, Professor Clécio Nunes, com o discurso que pode ser lido abaixo.

Vargem Grande, 04 de fevereiro de 2017

Saúdo, na pessoa do pároco Pe. Antônio Carlos, esta igreja repleta e alegre;
Saúdo, na pessoa do Bispo D. Sebastião, todas as autoridades religiosas; 
Caríssima Irmã Emma, Madre Superiora Geral, a sua presença nos alegra;
Caríssima Irmã Luisella Gosmin, Superiora Provincial, em nome da qual saúdo todas as Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria; 
Meu cumprimento Fraternal a Irmã Donata Azzini, pela graça de sua presença forte e ativa entre nós. 
Senhoras e Senhores, 
Boa noite a todos,
As Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações, comemoram 50 anos de atuação no Brasil, mas somos nós, os vargem-grandenses, os mais felizes e agradecidos. 
Por isso, minhas primeiras palavras são de agradecimento a Deus.
Eu tenho uma admiração especial pelo trabalho missionário das Irmãs. Por isso, digo que essa missão é grandiosa. Digo mais, além de grandiosa, é inspiradora. 
Por meio da educação, do trabalho na área da saúde e de atividades assistenciais, essa congregação tem ajudado nossa gente, e com uma atenção muito especial aos mais pobres, doentes e desfavorecidos. 
“Amar as crianças é acolhê-las com os mesmos sentimentos de Cristo.” Essa é uma frase de Dom João Antonio Farina, o Pai fundador da congregação, que foi um sacerdote e educador exemplar. Eu acredito que essa deva ser uma missão de todos nós: “Educar com amor para a vida”. 
Temos que apostar e crer que a educação é o caminho. É por meio dela que nos tornamos cidadãos, dignos de alcançar nossos objetivos. E nesse mundo individualista que estamos vivendo, tão egoísta e tão violento, nós precisamos de pessoas que corajosamente se proponham a ensinar os valores cristãos. E as Irmãs fazem esse trabalho muito bem.
Elas tem nos influenciado a buscar melhorias educacionais para nossas crianças e nossos jovens, em Vargem Grande. Temos, portanto, enormes responsabilidades. O nosso desafio é juntarmos forças para superá-los. 
Eu quero agradecer à Superiora Provincial e a todas as irmãs pelo trabalho, carinho e acolhimento que estão tendo com o povo brasileiro nesses 50 anos. Acredito que a tarefa seja árdua, mas deve ser gratificante na mesma medida. Obrigado por serem incansáveis e não desistirem.
Para finalizar, parabenizo a Irmã Sabrina Mattoline a seus pais,  Francesco e a Franca Mattolin e as irmãs que estão celebrando o decênio da profissão religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário