quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vargem Grande: CREAS articula ações com o Sistema de Garantia de Direitos


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta terça-feira (14) a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Vargem Grande participou da posse do novo Delegado de Polícia Civil do município.

O Centro de Referência Especializado deu início a articulação com Sistema de garantia de Direitos, tendo em vista que se faz necessário parcerias concretas para eficácia nas ações. Uma vez que o Sistema de Garantia de Direitos é a articulação e a integração de instituições do poder público na aplicação de mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente nas três esferas. 
Para que o sistema funcione dentro no município de Vargem Grande é  preciso que estes componentes supracitados estejam articulados e integrados compartilhando responsabilidades e, sobretudo, elaborando estratégias e ações conjuntas que dialoguem como cenário local. 

Conforme a coordenadora do CREAS, Joselly Portela,  o  Sistema de Garantia de Direitos prognóstica um trabalho eficaz em rede das instituições,  tais como: Delegacia,  Ministério Público, Conselho Tutelar,  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Creas. Entretanto afirma que a intersetorialidade sugere a ideia de articulação, ações complementares e a interindependência de serviços, sendo, portanto, uma condição substancial e vital para a priorização do atendimento integral a criança e ao adolescente, conforme o ECA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário