Importantes realizações na área da Educação foram inauguradas pelo Governo do Estado em beneficio dos moradores de Icatu e Axixá nesta segunda-feira (20). O governador Flávio Dino entregou uma escola de Ensino Médio e uma Unidade Plena do Instituto de Educação do Maranhão (Iema). Com as obras, a gestão estadual implanta um novo modelo de educação, estruturada e de qualidade, para os milhares de estudantes da Região do Munim.
A agenda de inaugurações teve início em Axixá, às 8h30, no Povoado Santa Rosa, na BR-402, com a entrega do Iema, primeira unidade de ensino técnico profissionalizante e em tempo integral no município. O governador Flávio Dino destacou a importância da obra para a região. “Axixá é uma cidade muito importante e não podíamos deixar de concretizar essa obra, que era um desejo da comunidade escolar da região. Com o Iema é possível unir ensino médio à certificação profissional, oportunizando outros níveis de ensino e, claro, a educação superior. É um projeto vitorioso que se consolidará aqui na Região do Munim”, enfatizou o governador Flávio Dino.
O Governo do Maranhão investiu R$ 2,5 milhões para entregar a obra do Iema. O Instituto possui quatro turmas para atender inicialmente 160 alunos, sendo a capacidade para até 500 estudantes, oferecendo cursos de eletrotécnica e informática. Serão beneficiadas a população de Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira e Humberto de Campos, além dos demais municípios da Região do Munim. As aulas iniciam dia 3 de março. Os primeiros Iemas foram inaugurados em Bacabeira, São Luís e Pindaré. As unidades serão entregues em Coroatá, São José de Ribamar e Timon totalizando sete em dois anos de governo.
Em Icatu, governador e secretários de Estado reuniram na Praça José Eduardo Furtado, Povoado Itapera, para entrega do novo prédio do Centro Educacional Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa, que foi totalmente reformado e equipado. O prédio estava desativado há nove anos e com a medida do Governo teve a estrutura recuperada e ampliada. A unidade ganhou, dentre outras melhorias, mais duas salas de aula, salas de secretaria, de informática e banheiros.
“O espaço físico é muito importante, porém, mais que isso, o diferencial é o envolvimento e a consciência da comunidade do seu papel para êxito destas ações. Esta escola estava abandonada e retomamos com um trabalho de recuperação que se estende a outras centenas de unidades escolares”, reforçou o governador Flávio Dino. Até 2018, o programa de recuperação das escolas vai melhorar 574 unidades com algum tipo de intervenção. “Com este conjunto de realizações estamos escrevendo uma nova história na Educação maranhense”, afirmou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário