![]() |
| Greve em São Luís. |
As ruas e avenidas de São Luís amanheceram sem a circulação de ônibus nesta manhã de sexta-feira (30) em razão da decretação da Greve Geral do transporte coletivo. O repórter da TV Difusora, Eduardo Gomes, esteve nas primeiras horas da manhã em frente à garagem de uma das empresas, localizada no bairro da Cohama, vendo como esta a situação e a dificuldade de deslocamento dos trabalhadores.
Os coletivos permanecem parados e não saíram das garagens, prejudicando toda a população da região metropolitana da capital maranhense. A paralisação foi decretada pela categoria na última terça-feira (27) após o impasse nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho, que garante direitos como reajuste salarial, plano de saúde e ticket alimentação — benefícios que devem ser concedidos anualmente.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) informou que encaminhou ofícios ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), às empresas do transporte coletivo e aos órgãos competentes, comunicando a decisão da categoria sobre a possibilidade de deflagração de greve no sistema de transporte coletivo da Grande São Luís. Segundo os trabalhadores, as propostas apresentadas pelos empresários não atendem às expectativas e necessidades da categoria, o que motivou a deflagração da greve, após a realização de quatro reuniões com o setor patronal, mas nenhuma proposta considerada viável foi apresentada.
De acordo com o presidente do sindicato, Marcelo Brito, a categoria apresentou uma proposta que inclui reajuste salarial de 15%, ampliação do número de dependentes no plano de saúde, implantação de plano odontológico e ticket alimentação no valor de R$ 1.500 reais. Ainda segundo ele, a contraproposta dos empresários prevê a divisão da Convenção Coletiva de Trabalho entre os sistemas urbano e semiurbano, além de apenas 2% de reajuste na data-base. “No entanto, essa proposta não atende às nossas necessidades, ainda mais considerando que muitos trabalhadores estão sem receber salários e benefícios”, afirmou.
Do Portal Difusora News.

Nenhum comentário:
Postar um comentário