quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Vargem Grande: Associação Quilombola do São Miguel recebe certificação da Fundação Cultural Palmares

Entrega do certificado.
Na manhã desta quinta-feira, 10, a Associação Remanescentes de Quilombo do Bairro São Miguel, em Vargem Grande, celebrou uma importante conquista com a certificação do território quilombola, concedida pela Fundação Cultural Palmares. O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes da sociedade civil, reafirmando o reconhecimento histórico e social dessa comunidade.

A secretária municipal de Assistência Social Kelma Simone e o chefe de gabinete Biné Coelho, representando o prefeito Carlinhos Barros, participaram da solenidade que marcou a entrega oficial do documento, concedido pelo representante da Fundação Cultural Palmares, Moisés Vasconcelos. Esse reconhecimento garante ao bairro São Miguel o status de segundo maior território quilombola urbano do Maranhão.


Com a certificação, a associação passa a ter assegurados direitos sociais essenciais, incluindo acesso a bolsas de estudos, participação em programas habitacionais, redução na conta de energia e outros benefícios. Essas conquistas reforçam a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e proteção das comunidades quilombolas, promovendo maior inclusão e qualidade de vida para essa população historicamente marginalizada.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES

A Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Minc). Foi criada através da Lei n. 7.668, de 22 de agosto de 1988, para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. O objetivo da fundação é desenvolver uma política cultural igualitária e inclusiva, que contribua para a valorização da história, manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

Da SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário