BR-135. |
Foi dada a largada em mais um empreendimento do novo PAC no estado do Maranhão. A duplicação da BR-135, entre Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte, está a todo vapor. As obras consistem na implantação de uma segunda pista com duas faixas de tráfego em uma extensão de 32,1 quilômetros, entre o km 95,6 e o km 127,7. O orçamento previsto para a implantação da nova pista é de aproximadamente R$ 133,8 milhões.
Após a implantação das Obras de Arte Correntes (OAC), como bueiros e dispositivos de drenagem, e o início dos serviços de terraplenagem, as equipes trabalham na estrutura do pavimento. Atualmente os profissionais estão concluindo a terraplenagem e executando a plataforma da pista com colocação da sub-base, da base para posterior revestimento asfáltico. A expectativa do DNIT é de liberar 20 quilômetros duplicados em 2025 e o restante da nova pista até 2026.
IMPORTÂNCIA
A BR-135 tem relevância estratégica para o Maranhão e para todo o país por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui. A conclusão deste empreendimento é primordial para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Esse eixo rodoviário também é uma importante artéria de conexão entre o Norte e o Sul do país, facilitando o intercâmbio de cargas entre as regiões Norte, Nordeste e o Centro-Oeste.
O trecho entre Santa Rita e o povoado Entroncamento, em Itapecuru, está na fase de licenciamento ambiental e enfrenta resistência das comunidades quilombolas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário