Na manhã desta quinta-feira (11), policiais civis de Santa Quitéria, de Chapadinha e do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) deflagraram a primeira fase da Operação Caça ao Judas, que visa combater os crimes contra a honra pelo ambiente virtual. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão contra os investigados, que faziam publicações que se intitulavam 'Carta ao Judas'.
Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, diversos moradores de Santa Quitéria foram caluniados, difamados e injuriados em postagens que eram propagadas, principalmente, no Instagram e WhatsApp, causando sofrimento psicológico e transtornos sociais irreparáveis às vítimas. A delegacia de Santa Quitéria deu início às investigações, que depois avançaram com apoio da (DCCT/SEIC), que atuou para identificar os criminosos que estavam por trás dos perfis anônimos.
Desta forma, foram cumpridos dois mandados em Santa Quitéria e outro em Chapadinha, sendo apreendidos dispositivos eletrônicos que servirão para dar continuidade nas investigações a fim de identificar todos os envolvidos nos crimes. A polícia civil informa, ainda, que ataques a honra das pessoas configuram crime e quando cometidos ou divulgados em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena, conforme Art. 141 § 2° do Código Penal, ou seja, a pena pode chegar a seis anos de prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário