sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Polícia Federal combate extração ilegal de madeira no Maranhão

A Operação foi batizada de Ka'apor em referência a uma das etnias
indígenas existentes no Maranhão. O termo "Ka'apor" significa
"pegadas na mata".
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (01) a Operação Ka'apor, com o objetivo de combater a extração ilegal de madeira nas reservas indígenas Alto Turiaçu e Awá-Guajá, no município de Zé Doca.

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal de São Luís. A ação foi realizada com o apoio do IBAMA, da FUNAI, do ICMBio e da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

As apreensões realizadas totalizaram mais de 500 metros cúbicos de madeiras nobres, como piquiarana, mirindiba, cupiúba, barrote, tatajuba, timborana, barrote e jabotá, a maior parte em forma de toras in natura, havendo ainda madeira já beneficiada.

Foram interditadas quatro serrarias de grande porte e um pátio de depósito de madeira que funcionavam de forma clandestina, sem autorização de nenhum dos órgãos de fiscalização do meio ambiente.

A investigação foi iniciada no início deste ano e os investigados serão indiciados pela prática de crime ambiental, furto de madeira de propriedade da União, receptação na forma qualificada e formação de quadrilha, além de outros delitos que ficarem demonstrados no decorrer dos procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário