quinta-feira, 8 de junho de 2017

Secretaria de Educação de Nina Rodrigues realiza Audiência Pública para discutir melhorias no ensino

Promotor de Justiça Benedito Coroba.
Durante toda a manhã desta quinta-feira (08) a Secretária Municipal de Educação, Sâmara Corrêa Sá, acompanhada de assessores, esteve reunida com  professores, gestores escolares, vereadores, os secretários de educação dos municípios de Vargem Grande, Thiago Braz, e de Presidente Vargas, Hilton César,  além da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Vanessa Lima, do Promotor de Justiça, Dr Benedito Coroba e do professor Alberto Louzeiro, representante do MEC.

A Audiência  Pública, que foi convocada pela própria Secretária Sâmara Corrêa, cumpriu o seu objetivo de discutir temas muito importantes para o presente e para o futuro da educação em Nina Rodrigues, ao contrário dos falsos e ridículos comentários de que o prefeito Rodrigues da Iara pretendia diminuir salário dos professores, propagados das formas mais variadas, inclusive em redes sociais, por quem tem como bandeira e esporte preferidos unicamente torcer para que a nova gestão não consiga tirar o município do profundo abismo em que foi jogado nos últimos anos.

Alberto Loureiro, representante do MEC.
Ao abordar o assunto predominante, o professor Alberto Louzeiro explicou que o MEC está implantando em todos os municípios brasileiros o SISPCR, um sistema de gerenciamento eletrônico integrado, concebido para proporcionar a adequação dos planos municipais de carreira e remuneração do magistério da educação básica, mediante assinatura do termo de adesão pelo prefeito e do Termo de Ajustamento de Conduta pela secretaria municipal. Louzeiro prestou todas as orientações de como vai ser a implantação e o gerenciamento do SISPCR, bem como as vantagens e os desafios que vai proporcionar aos gestores e professores, que serão cadastrados  até o dia 30 deste mês.

Presentes na audiência pública.
Assim como no processo de discussão do Plano Municipal de Carreira e Remuneração do Magistério ainda durante a gestação da ex-prefeita Iara Quaresma, já foi criada uma comissão formada por representantes da gestão municipal e da categoria para discutir todas as adequações necessárias, segundo informou Sâmara Correa.  Ela enfatizou a forma democrática e transparente com que vem conduzindo a gestão da educação como estratégia para elevar os indicadores de aprendizagem nas escolas, que, segundo dados colhidos do diagnóstico pedagógico e apresentados pelos técnicos da Secretaria de Educação, são muito preocupantes.

Secretária de Educação Sâmara Corrêa.
A Secretária de Educação fez uma apresentação das principais dificuldades encontradas no início da gestão como falta de prestação de contas de programas, que levou ao bloqueio dos mesmos, diminuição do repasse da merenda escolar, equipamentos e prédios sucateados, dentre outras. Mas também elencou as ações implementadas para mudar esse quadro, como reforma de escolas, contratação de professores, recuperação dos ônibus escolares, ampliação da oferta de matrículas, manutenção das escolas que perderam o repasse do PDDE por falta de prestação de contas, dentre outras. Durante sua fala, a Secretária informou que o prefeito já determinou o reajuste dos salários dos professores contratados de acordo com o piso nacional do professor. 

Conclusão: enquanto os que não querem as anunciadas melhorias espalhavam tensão e pavor, com o único propósito de jogar a gestão contra os professores e a população, chegando ao cúmulo do ridículo de pregarem que existia um complô articulado entre a gestão, o promotor, os vereadores e o sindicato para diminuir salário de professores, sem relação nenhuma com os fatos reais, discutiam-se estratégias para o aprimoramento da carreira e valorização do professor como formas de alcançar melhores níveis de qualidade do ensino. Sinais de novos tempos!

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário