Moradores destacam melhoria da qualidade de vida após as obras de drenagem. |
“Aqui no meu estabelecimento entravam água e esgoto quando chovia. Essa lama chegava a bater no meio da canela. Perdi muito produto da minha loja. Como não existia vazão para toda a enxurrada, as casas eram invadidas. Eu e minhas funcionárias saíamos de imediato para não ficarmos ilhadas”, lembra a empresária Maricy Teixeira.
O transtorno relatado por Maricy Teixeira, proprietária de uma loja localizada na Avenida 4, na Forquilha, perdurou por décadas na vida dela e na de centenas de moradores e comerciantes do bairro. Agora isso ficou no passado, graças a um complexo, difícil e bem sucedido trabalho de engenharia civil.
O cenário caótico mudou após a intervenção do Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foram feitas drenagens profundas em um total de 5 quilômetros na região. A medida acabou com os alagamentos nas vias.
Quem passa pelo local nem imagina o trabalho que foi feito. Porque boa parte da complexidade da obra está debaixo do asfalto. Para dar vazão a toda a correnteza causada pelo excesso de água da chuva, foram fincados tubos circulares de concretos de vários tamanhos debaixo do asfalto. Alguns desses tubos chegam a 1,5 metro de diâmetro. Os tubos formam um sistema que permite o escoamento da água.
Foram fincados tubos circulares de concretos de vários tamanhos debaixo do asfalto. |
“O que ocasionava o alagamento era que as ruas não recebiam a captação da água, o que acabava danificando o asfalto e gerando o acúmulo dela. O que fizemos foi captar a água, por meio dos tubos, retirando-a da pavimentação e levando-a até o seu destino final”, explica o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Carlos Duarte. O engenheiro destaca que os tubos suportam todo o impacto do trânsito na região. “Apesar de alguns pontos serem mais para dentro do bairro, outros estão em situações com o trânsito intenso de veículos, e estes tubos de concreto contemplam a todas essas variações. A tubulação é bem versátil”, comenta.
Além da execução das ações de drenagem, foram realizadas terraplanagem e pavimentação asfáltica. As obras vão trazer grandes benefícios para as pessoas que moram, trabalham ou utilizam a área, que é uma das de maior circulação de veículos na Região Metropolitana de São Luís.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a intervenção tem grande impacto para a saúde, a qualidade de vida e a mobilidade urbana da população: “É o fim dos alagamentos em uma das áreas de trânsito mais complicadas na Região Metropolitana de São Luís”.
Uma obra que está beneficiando de mais a população do local e que melhorou em 100% o trânsito.
ResponderExcluirTa de parabens governo municipal e Estadual por resolverem esse problema de decadas.
ResponderExcluir