sábado, 15 de janeiro de 2022

Moradores de Imperatriz tentam retirar carros das residências alagadas

Veículos sendo retirados.
Neste sábado (15), o número de famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins, em Imperatriz, aumentou para 411, de acordo com a última atualização feita pela Prefeitura do município. Na segunda maior cidade do Maranhão, cerca de 1.531 pessoas foram impactadas pela cheia do rio e tiveram que deixar suas casas e, muitas delas, perderam móveis e outros objetos de valor por causa da água que invadiu as casas.

Em meio a situação de desespero, algumas pessoas tentam salvar alguns bens. No loteamento Colina Park, um dos locais mais afetados pela enchente do rio Tocantins, moradores improvisaram uma balsa de tambor para tentar retirar os carros das casas alagadas. Homens da Defesa Civil auxiliaram no trabalho.

Além do Colina Park, outros quatro bairros da cidade foram os mais atingidos pela inundação, são eles: Caema, Beira Rio, Areal e Vila Leandra. A última medição feita no rio Tocantins apontou que o nível do rio está mais elevado, chegando a 10,75 m acima do marco zero. O aumento foi causado pela vazão da Hidrelétrica Estreito, que chegou a 18 mil metros cúbicos por segundo neste sábado.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, há previsão de mais aumento da vazão, que pode elevar o nível do rio em cerca de 30 centímetros neste fim de semana. Em todo o Maranhão, a Defesa Civil Estadual já contabiliza cerca de 1361 famílias desabrigadas e desalojadas. E subiu para treze o número de municípios que já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Fortuna, São Luís Gonzaga, Parnarama, Buriti Bravo e São Roberto.

Do G1 MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário