Atuais vereadores de Vargem Grande. |
Uma eleição, em especial a proporcional, é, antes de tudo, matemática. O cálculo de votos para vereador/deputados leva em consideração conceitos complexos como quociente eleitoral, quociente partidário, média, sobras, etc. Uma característica desse tipo de votação é que nem sempre quem tem o maior número de votos é eleito.
Para 2020 foram extintas as coligações partidárias proporcionais, a proporcionalidade foi mantida, mas agora a 'coligação' está dentro do próprio partido. A medida visa tornar a eleição mais justa e acabar com o famoso fenômeno de “puxadores de votos”.
VARGEM GRANDE
Em Vargem Grande, somente cinco partidos têm pré-candidatos às 15 vagas da Câmara Municipal, são eles: PCdoB, PROS e PDT pela situação e PL e DEM pela oposição. Agora fica a pergunta, quantos votos cada sigla dessa precisa alcançar para eleger um parlamentar? Vamos explicar agora.
Para definir o Quociente Eleitoral, é necessário dividir o número de votos válidos (descontando abstenções, brancos e nulos) pelo número de vagas da Câmara. Segundo o TSE, o município tem atualmente 28.649 eleitores aptos para o pleito deste ano e um levantamento feito pelo Titular do Blog, consultando disputas anteriores, aponta que, em média, cerca de 75% dos votos são considerados válidos. Desta forma, cada sigla terá que alcançar aproximadamente 1.433 votos para garantir uma das 15 vagas do legislativo vargem-grandense.
Na próxima publicação vamos estimar quantas vagas cada um desses partidos conseguirá fazer... Aguardem!
Uma dessas vagas é do Germano.
ResponderExcluirESPERO QUE NÃO,É UM DOS MENOS CAPACITADOS PARA O CARGO,QUE SO GANHOU UMA VAGA GRAÇAS A POPULARIDADE DO IRMÃO NA ÉPOCA.
ExcluirPRECISAMOS DE PESSOAS NOVAS PARA MOSTRAREM QUE SÃO DIFERENTES DOS ATUAIS, CANDIDATOS QUE NÃO SÃO COMPRADOS MAS QUE TENHAM COMPROMISSO COM O POVO. MEU VOTO É DA LAYNE CORRÊA ESPERO NELA A MUDANÇA QUE A CIDADE PRECISA,POIS NESSES ATUAIS NÃO PASSAM DE LADRÕES E GOLPISTAS.
ExcluirA maioria aí vai quebrar a cara. Pq não vão se reeleger não.
ResponderExcluir