sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Vargem Grande dobra o número de mulheres na Câmara Municipal

Vereadoras eleitas em Vargem Grande.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

No Brasil, historicamente, os mandatos eleitorais sempre foram ocupados, em sua maioria, por homens. Mas, com o passar do tempo, o cenário vem mudando e as mulheres estão ocupando mais espaços na política, seja nos cargos do executivo ou do legislativo. 

Em Vargem Grande, esse aumento foi considerável na formação da nova Câmara Municipal de Vereadores. Se em 2016 apenas duas mulheres conseguiram se eleger, agora em 2020 o número dobrou. Quatro candidatas foram eleitas. 

Para a legislatura 2017-2020 foram eleitas Conceição (MDB) e Neide Viana (PCdoB). Já para 2021-2024, Neide Viana renovou o mandato e viu suas companheiras de partido Sâmara Juvenil e Eranildes Coelho também saírem vitoriosas das urnas. Todas integram a base eleitoral do prefeito reeleito Carlinhos Barros (PCdoB). Pela oposição, foi eleita Thayá da Madeireira (PL). 

Vale ressaltar também a expressiva votação obtida por Layne Corrêa. Com 461 votos, a jornalista esbarrou na disputa proporcional e ficou na primeira suplência do PROS. Cláudia Morgiana, Dra. Raphaella Mesquita, Monielle, Lúcia do Sindicato e Fabíola Trabulsi também foram bem votadas.

O número ainda é mais significativo se compararmos com a disputa de 2012, onde apenas uma mulher integrou à Câmara. Como podemos ver, a cada eleição dobra a representatividade das mulheres no parlamento vargem-grandense. Pela lógica, em 2024 teremos oito vereadoras no município. Já pensou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário