sexta-feira, 30 de junho de 2017

Turismo religioso é tema de workshop promovido pela prefeitura de Vargem Grande

Tradicional Festejo de São Raimundo Nonato.
A prefeitura de Vargem Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), promove, neste sábado (01), o workshop sobre Turismo Religioso, onde serão apresentados trabalhos acadêmicos, como dissertação de mestrados, monografias e pesquisas diversas, sobre o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus.

Dentre os pesquisadores estão filhos de Vargem Grande, como João do Rubens Filho, Ana Socorro Braga e Wilma Mesquita. Também farão parte da apresentação oral, trabalhos técnicos desenvolvidos pelo SEBRAE-Regional de Chapadinha, entre outros. O objetivo é mostrar para a sociedade em geral e comunidade empresarial a importância do festejo e seus impactos para o desenvolvimento da economia local, os ganhos que podem ser adquiridos com o trabalho organizado.

Transformar o Festejo de São Raimundo dos Mulundus em produto turístico, a ser vivenciado nos 365 dias do ano, é uma das metas estabelecidas pela Sectur/VG, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Carlinhos Barros, em parceria com a UFMA, SEBRAE, SECTUR/MA, MTUR (Ministério do Turismo), Fórum Balaida, com a elaboração do roteiro Balaiada, e o Instituto Simplicio Oliveira (ISO), com os artesanatos com temas do Festejo.

Todos esses fatores foram agregadores para a solicitação de adesão da Sectur/VG ao Pólo do Munim, que foi prontamente aceita pela SECTUR/MA e MTUR (Ministério do Turismo), colocando Vargem Grande definitivamente na rota do Turismo Nacional.

Nessa nova gestão do turismo em Vargem Grande será indispensável a participação do empresariado vargem-grandense, onde os olhos do Maranhão e do Brasil, se voltam com mais determinação e acuidade para a performance e resultados das ações desenvolvidas nesse contexto no município. 

O próximo passo da Sectur/VG é fomentar as capacitações dos meios de hospedagem e alimentação, em parceria com o SENAC-MA,  para melhorar a qualidade no atendimento aos turistas que aqui vierem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário