terça-feira, 20 de junho de 2017

Negócio Certo Rural inicia novas turmas no Baixo Parnaíba e no Vale do Itapecuru

Gestora de projetos do Sebrae, Jacirema de Cássia Silva, fala sobre a atuação
do Sebrae por meio do NCR, durante palestra de sensibilização em Buriti.
O produtor rural, Manoel Evangelista da Luz, é um exemplo de quem foi beneficiado pelo Programa Negócio Certo Rural (NCR), uma capacitação promovida pelo Sebrae, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeituras municipais, que visa estimular os pequenos empreendedores rurais a verem sua atividade como um negócio, passando a organizá-lo de forma rentável. 

Manoel integrou uma turma do programa em 2010 no município de Nina Rodrigues e conta que a capacitação fez uma grande diferença em sua vida. Atualmente, o que se resumia apenas em produção para sustento da família, hoje é vendido no comércio local. 

Produtor Rural, Manoel Evangelista da Luz,
enfatiza a importância do NCR para o seu negócio.
“Aprendi fazer os orçamentos e coloquei em prática no meu negócio rural, pois ter a teoria e não ter a prática não vale a pena. Se você tem planejamento, tem lucro, e isso aconteceu comigo. O curso foi muito especial para mim e para o meu negócio, eu penso que temos que está perto do Sebrae e do Senar para aprender cada vez mais”, contou Manoel.

O produtor participou como ouvinte da palestra de sensibilização do Negócio Certo Rural em Vargem Grande, uma das oito cidades onde a equipe do Sebrae e Senar estiveram durante a primeira quinzena do mês de junho. Os outros municípios foram Itapecuru-Mirim, Buriti, Belágua, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Nina Rodrigues e Anapurus.

A palestra de sensibilização é uma das etapas iniciais do Programa, onde é apresentada toda a metodologia do NCR, momento que se define a formação da turma e a data dos encontros do curso, que é gratuito. Ainda para este mês, estão marcadas para o próximo dia 27, a formação de mais duas turmas sendo uma na cidade de Santa Quitéria e outra em Chapadinha, totalizando 10 turmas só na região do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru.

O gerente da regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, que tem acompanhado as palestras de sensibilização, destaca a importância das capacitações do Negócio Certo Rural para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. “Os produtores rurais estarão recebendo uma capacitação que promove a gestão melhorada das propriedades rurais, trazendo maiores resultados para a organização da produção de alimentos e para sua colocação no mercado, contribuindo assim para melhorar a renda das famílias participantes”, destacou David. 

Segundo Agriciomar Baldez Veloso, coordenadora do Negócio Certo Rural no Maranhão pelo Senar, em 2016, o Programa formou 146 turmas no Maranhão. Este ano a meta é formar mais 80 turmas no estado. “Trabalhamos no intuito de capacitar o pequeno produtor rural para que ele tenha aproveitamento significativo de todo o conhecimento repassado no curso, que gere a essas comunidades o aumento de produção, planejamento e renda, além da sociabilidade dentro da própria família”, afirmou Agriciomar.

Palestra em Vargem Grande.
Para o secretário adjunto de Agricultura de Vargem Grande, Jerônimo Mendes, a parceria entre as instituições é uma grande oportunidade oferecida aos produtores rurais do município e suas famílias. “O aprendizado é sempre um bom início de qualquer negócio e os produtores de Vargem Grande estão tendo a oportunidade de acessar um programa que é fantástico. O Negócio Certo Rural eu já conheço, já vi ser aplicado em várias comunidades rurais e os resultados foram excelentes. Essa parceria entre Prefeitura, Sebrae e Senar, alicerça um avanço muito grande para a nossa agricultura familiar”, disse Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário